Notícias

TRT/MS terá estande em workshop sobre prevenção a acidentes de trabalho em rodovias

20.9.2018

 

O 2º Workshop de Segurança, Saúde, Meio Ambiente com Exercício Simulado Integrado (Emergência 2018) reunirá os melhores profissionais e agentes públicos e privados do segmento entre os dias 27 e 29 de setembro, no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande.

 

Palestras, treinamentos e exercício simulado serão oferecidos durante o evento com a finalidade de discutir as boas práticas no que se refere à integridade física de empregados, empregadores, instalações de trabalho, equipamentos de segurança e meio ambiente, no sentido de contribuir para uma gestão eficaz da saúde e segurança do trabalho.

 

O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul, uma das instituições parceiras do evento, terá um estande no Albano Franco. No local, os participantes poderão receber orientações trabalhistas e haverá ações educativas e lúdicas para crianças e jovens. Vinte computadores estarão à disposição com jogos de conscientização sobre o trabalho infantil. O Workshop também conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho e Emprego.

 

"O evento é de extrema importância para os empregadores e trabalhadores de Mato Grosso do Sul porque em um só lugar e durante todo o fim de semana serão oferecidos treinamentos específicos para vários segmentos comerciais e industriais, com palestras sobre prevenção de acidentes do trabalho. É uma oportunidade única para que os interessados possam se capacitar gratuitamente", destacou o juiz do TRT/MS Márcio Alexandre da Silva.

 

O juiz, que também é gestor regional do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Justiça do Trabalho, ainda ressalta que a prevenção, nesse caso, sempre é a melhor opção. "Os custos de acidentes do trabalho são extremamente altos, as indenizações impostas pelo Poder Judiciário, também. Eles podem até inviabilizar um empreendimento ou uma empresa. O Tribunal do Trabalho e os parceiros incentivam os empregadores e trabalhadores para que participem desse evento", concluiu.

 

Para o presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Sintest/MS), André Luiz Ferreira, o Workshop assegura a qualificação e atualização de informações pertinentes tanto ao empregador quanto ao empregado. "Trata-se de um painel de ideias com a finalidade de fomentar a cultura prevencionista, com requalificação de conhecimentos em relação aos requisitos legais para a SST, além do aperfeiçoamento profissional em si", esclareceu.

 

Simulado - Outra instituição parceira é o Corpo de Bombeiros. Segundo o Coronel Marcello Fraiha, comandante metropolitano de Bombeiros e chefe do Resgate em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, o evento vai proporcionar a integração e troca de conhecimentos sobre equipamentos e tecnologia utilizados por todos os entes e instituições que sempre são acionados em caso de emergência.

 

"É interessante essa participação também das agências de emergência que trabalham em todo o estado por conta dessa integração do trabalho e do nivelamento técnico. Em consequência, há uma melhor gestão durante um atendimento de uma ocorrência grave e o exercício simulado de uma situação real será fundamental para fomentar essa troca de experiências e conhecimento", explicou o Coronel do Corpo de Bombeiros Militar.

 

Importância da prevenção

Segundo os dados divulgados pelo CONCAT (sistema para consulta de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT), entre 2012 a 2017 ocorreram mais de 4 milhões de acidentes de trabalho no Brasil. Nesse período, quase 15 mil mortes foram registradas no país. Só em Mato Grosso do Sul, entre os anos de 2016 e 2017, foram mais de 15 mil casos.

 

De janeiro de 2017 a 30 de junho de 2018, os motoristas de caminhão em estradas estão na terceira posição das funções com mais acidentes em MS, totalizando 300 casos, de acordo com o CONCAT.

 

Serviço

2º Workshop de Segurança, Saúde, Meio Ambiente com Exercício Simulado Integrado (Emergência 2018)

Data: 27 a 29 de setembro de 2018

Local: Centro de Convenções Albano Franco

Inscrições: www.fundacentro.com.br

Entrada: 1kg de alimento não perecível