Notícias

Advogados tiram dúvidas sobre nova plataforma de videoconferência da Justiça do Trabalho

Imagem de videoconferência cuja advogados e magistrados participaram com a finalidade de falar sobre nova plataforma
Advogados e magistrados participaram de videoconferência para falar sobre nova plataforma

 

A partir desta semana, as sessões de julgamento e as audiências telepresenciais realizadas pela Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul passaram a utilizar o Zoom, adotado pelo CSJT como plataforma oficial para os tribunais trabalhistas do país. Cerca de 70 advogados puderam tirar dúvidas sobre oitiva de testemunhas, participação nas audiências e levantamento de provas online.

O Presidente do TRT/MS, desembargador Amaury Rodrigues Pinto Junior, abriu o encontro e deu as boas-vindas aos advogados. "O Ato Conjunto Nº 54 do CSJT instituiu a plataforma de realização de audiências e nos orientou a necessidade de divulgar não apenas a utilização dessa plataforma, mas também de instruir a sua utilização, demonstrar as ferramentas para que os atos processuais ocorram com maior eficiência e menores problemas possíveis."

O "Café Online com o Cejusc" foi conduzido pela coordenadora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do 1º Grau, juíza Déa Brandão Cubel Yule, que explicou as principais funcionalidades do Zoom e falou sobre a atuação da unidade. "O Cejusc continua à disposição dos advogados para trabalhar com cooperação. No ano passado, nós tivemos um índice de conciliação acima de 70% em pautas temáticas e, em 2021, nós vamos continuar nos empenhando para que esse número seja ainda melhor", garantiu a magistrada.

O Vice-Presidente do TRT/MS, desembargador André Luís Moraes de Oliveira, o Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas, Tiago Alves da Silva, e a Secretária Geral Adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil, Eclair Nantes, também participaram do Café Online com o Cejusc.

Tutoriais

A fim de auxiliar magistrados, advogados, representantes do Ministério Público e servidores, o Tribunal Superior do Trabalho disponibilizou novos tutoriais no canal do TST no YouTube e na Página de Sessões Telepresenciais do TST. Os vídeos foram divididos por temas e contemplam as instruções gerais, a forma de instalação, o acesso à sala de reunião e a identificação, entre outros.

Zoom

A mudança das sessões telepresenciais para a plataforma Zoom está prevista no Ato Conjunto TST.CSJT.GP 54/2020. Além do TST, os 24 Tribunais Regionais do Trabalho deverão implementar a mudança até 30/4. A padronização tem o objetivo de unificar os sistemas e facilitar a atuação de integrantes do Ministério Público e de advogados que trabalham em diversas regiões do país.