Notícias

Audiência por videoconferência atende acessibilidade

A Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade do TRT/ 24ª e o Cejusc, por meio da juíza coordenadora Déa Cubel Yule, receberam a visita de membro da Comissão de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência da OAB, Tânia Regina Noronha Cunha. As representantes das duas comissões conversaram sobre temas relacionados à importância da orientação social e informação à sociedade para ações voltadas à inclusão, em especial, a quebra das barreiras atitudinais.

Segundo a representante da Comissão da OAB, a quebra das barreiras atitudinais é o primeiro passo para promover a efetividade da legislação que tratam da efetiva inclusão. "As potencialidades da pessoa com deficiência são desconhecidas e passam despercebidas pelos demais membros da sociedade", explica.

"Essa rede que se forma pelo diálogo entre as comissões de acessibilidade das diversas instituições brasileiras é fundamental para que logremos a efetiva implementação dos direitos humanos da pessoa com deficiência. E a Justiça do Trabalho é uma Justiça Acessível", comenta a juíza.

O Cejusc também realizou essa semana uma audiência por vídeoconferência com um trabalhador que está em cadeira de rodas e impossibilitado de se deslocar por motivo de doença. Como o trabalhador tinha interesse que seu processo fosse solucionado o mais brevemente possível em razão do acordo entabulado, o advogado e o trabalhador participaram da audiência por videoconferência.

A representante da Comissão de Acessibilidade e Inclusão da OAB/MS também participou, dada a particularidade da audiência. "Achei muito importante a forma de condução da audiência, que facilitou o acesso da pessoa com deficiência por meio do uso da tecnologia", comentou.

Os advogados presentes por parte da reclamada também se manifestaram dizendo que foi honroso participar daquela audiência e pela forma como foi conduzida.