Notícias

Comissão de Acessibilidade visita Centro de Reabilitação da APAE

Integrantes da Comissão de Acessibilidade e Inclusão e Pastoral do Imigrante visitam a APAE
Integrantes da Comissão de Acessibilidade e Inclusão e Pastoral do Imigrante em visita a APAE

 

A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT24 (CPAI) realizou no último dia 8 de outubro uma visita ao Centro Especializado de Reabilitação da APAE, em Campo Grande. A iniciativa faz parte do projeto ELO, idealizado pela Comissão  que, considerando a agenda 2030 da ONU, busca construir pontes que possibilitem ligar instituições públicas e privadas inclusivas aos cidadãos precisam ser incluídos social e profissionalmente, dentre eles, os imigrantes e refugiados com deficiência.

Participaram da visita o presidente da CPAI, des. Márcio Vasques Thibau de Almeida e a vice-presidente, juíza Déa Brandão Cubel Yule, a Pastoral do Imigrante e representantes da Associação dos Imigrantes Venezuelanos e Haitianos.

Segundo a juíza Déa Brandão Cubel Yule, "esta é uma forma de derrubar as barreiras, em especial, o desconhecimento dos caminhos que levam à plena efetivação dos direitos consagrados na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência".

Foto do Centro de Reabilitação da APAE

Em Mato Grosso do Sul o número de imigrantes é alto, e há no meio deles pessoas com deficiência, inclusive crianças. A Pastoral já desenvolve o trabalho de acolhida e resgate da cidadania do migrante, além de articulação com outros serviços que buscam devolver a dignidade a essas pessoas. "A proposta é buscar entidades, instituições públicas e privadas que possam dar esclarecimentos sobre os direitos dos imigrantes e refugiados, buscando trabalhar a inclusão social e profissional", explica a juíza.

"Eu não conhecia a APAE Campo Grande e, visitando-a, tive a grata satisfação de verificar que o atendimento secundário ali ministrado aos usuários do SUS tem elevado padrão. Me impressionou a organização, instalações e equipamentos e, especialmente, o respeito e atenção dedicados por atendentes, fisioterapeutas, médicos e demais profissionais de saúde às centenas de pacientes lá atendidos diariamente. Rendo homenagem a esses profissionais, em alguns casos prestadores de trabalho voluntário, por executarem com disposição e alegria o que qualifico  trabalho ao nível de excelência", pontuou o des. Márcio Thibau, presidente da CPAI.

A visita dos magistrados no evento teve como objetivo o fortalecimento da relação institucional entre Poder Judiciário e Sociedade, ampliando a comunicação e as parcerias institucionais, conforme determina o Plano Estratégico do TRT24 aprovado para o sexênio 2021/2026.

 

Legenda: Espaço de terapias com brinquedos e equipamentos