Notícias

Des. Amaury é indicado para cargo de ministro do TST

Foto do Desembargador Amaury Rodrigues Pinto Junior
Desembargador Amaury Rodrigues Pinto Junior

 

Foi publicada nesta sexta-feira (07/05) a indicação do Desembargador Presidente do TRT/MS, Amaury Rodrigues Pinto Junior, para exercer o cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho. O Diário Oficial da União traz a seguinte mensagem:

"Nº 194, de 6 de maio de 2021. Encaminhamento ao Senado Federal, para apreciação, do nome do Senhor AMAURY RODRIGUES PINTO JUNIOR, Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, com sede na cidade de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul, para exercer o cargo de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, na vaga decorrente da aposentadoria do Ministro Márcio Eurico Vitral Amaro."

"Fico ao mesmo tempo feliz pela realização de um grande sonho, mas consciente de que hoje não sou melhor nem pior do que ontem. Há muitas outras pessoas competentes que poderiam estar no meu lugar. Por isso, agradeço a Deus e a todos que me incumbiram de tão honrosa missão e pretendo honrá-la da melhor maneira possível", afirma o magistrado.

O nome do desembargador segue agora para apreciação no Senado Federal, onde vai passar por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Casa. Aprovado pela comissão e, posteriormente, pela maioria absoluta do plenário do Senado, será nomeado pelo presidente da República.

A vaga surgiu em decorrência da aposentadoria do ministro Marcio Eurico Vitral Amaro no último dia 05 de março. Marcio Eurico também era proveniente do TRT da 24ª Região e exercia o cargo de ministro do TST desde 2007.

"Pessoalmente, espero aprender bastante com os meus novos colegas e crescer como ser humano e magistrado com essa experiência. Ao mesmo tempo, tenho expectativa de dar a minha modesta contribuição à Justiça do Trabalho na construção de um mundo melhor", assegura o des. Amaury.

Listra Tríplice

O nome do desembargador Amaury Rodrigues Pinto Júnior foi um dos três escolhidos pelo Pleno do Tribunal Superior do Trabalho, no dia 19 de abril, para compor a lista tríplice para preenchimento de vaga de ministro destinada à magistratura de carreira. 

Além do des. Amaury, concorriam as desembargadoras Jane Granzoto, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) e Morgana Richa, do TRT da 9ª Região (PR). 

Trajetória 

Natural de Curitiba (PR), Amaury Rodrigues Pinto Junior é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e, em 1989, ingressou na magistratura como juiz do trabalho substituto do TRT da 10ª Região. Presidiu as Juntas de Conciliação e Julgamento (atualmente Varas do Trabalho) de Mundo Novo e Campo Grande (MS) e dirigiu o Foro de Campo Grande. Em 16/5/2001, foi promovido, por merecimento, a desembargador do TRT da 24ª Região, e presidiu a corte no biênio 2006/2008, sendo o atual presidente no biênio 2020/2021.