Notícias

Processos com relevância histórica ganham selo do Memorial do TRT

Dando início às celebrações pelo Dia da Memória do Poder Judiciário brasileiro (10/5), o Memorial apresenta o Selo "Acervo Histórico do TRT da 24ª Região", lançado em 2010.

A escolha do selo ocorreu por meio de um concurso. A obra escolhida traz a imagem de uma ampulheta, que representa o tempo, em que se vê um livro aberto, circulado por uma coroa de louros, fazendo alusão à honra da preservação dos documentos. A cor verde escuro lembra a grandeza de um oceano, fazendo menção à vasta quantidade de informações contempladas no acervo, e o amarelo simboliza o resplendor, que ilumina o espírito humano e remete ao conhecimento e à sabedoria.

O selo tem por objetivo identificar e selecionar os processos de relevância histórica e/ou de guarda permanente. Até o ano de 2019, foram selecionados aproximadamente 100 mil processos para receber o selo, dentre esse acervo estão autos das varas do trabalho de Campo Grande, Cassilândia e Três Lagoas.

Os Magistrados, servidores, membros da comissão de Gestão Documental, bem como advogados, membros do Ministério Público do Trabalho e partes podem, ao considerar um processo de relevância histórica, fazer a aposição do selo, tanto no processo físico quanto no eletrônico. Para isso, contamos com a participação de todos.

O selo está à disposição na Coordenadoria de Documentação e Memória, podendo ser solicitado o seu envio por meio dos telefones: 3316-1746/1851 ou pelo o e-mail: memorial@trt24.jus.br.