Notícias

TRT/24ª inaugura Usina Solar Fotovoltaica

O TRT/24ª inaugurou na última sexta-feira (4) a Usina Solar Fotovoltaica localizada no Prédio Sede do órgão. Além desse sistema, o Tribunal conta com mais três unidades espalhadas pelo Estado de Mato Grosso do Sul, localizadas em Corumbá, Naviraí e Rio Brilhante, as duas primeiras em fase final de implantação.

Estima-se que, juntas, as quatro usinas terão o potencial de gerar 474.792 quilowatts/hora por ano, com uma economia anual em torno de R$ 300.000,00. Já o retorno previsto para o investimento é de até seis anos, sendo que as placas fotovoltaicas possuem a garantia de potência mínima de 80% da original por pelo menos 25 anos.

Além de gerar energia, as usinas instaladas no TRT/24ª servem como cobertura para estacionamento e têm o potencial de influenciar pessoas, entidades e demais órgãos governamentais a adotar semelhante iniciativa.

Com foco na sustentabilidade e na redução de despesas com energia elétrica, o Tribunal planeja instalar mais usinas fotovoltaicas ao longo dos anos. Agora, a administração vem elaborando estudo sobre a viabilidade de instalação de mais um sistema, desta vez na Vara do Trabalho de Bataguassu.

Para o Presidente do TRT/MS, desembargador Nicanor de Araujo Lima, a Usina Solar Fotovoltaica é um projeto-realidade, uma vez que os cidadãos buscam cada vez mais economia de recursos e energia limpa. "Esse projeto vem ao encontro do anseio de um Tribunal de reduzir os gastos ao erário público; que tem sofrido cortes e trabalhado com bastante dificuldade. Como a recuperação do gasto feito com a implantação da usina é muito curta e, logo poderemos alocar esses recursos, provenientes da economia em energia elétrica, em outras áreas também prioritárias para o Tribunal".

O Presidente também fez questão de lembrar que o projeto foi idealizado, teve início, e alocação dos recursos financeiros para sua realização foram feitos na gestão do desembargador João de Deus Gomes de Souza.

Após a cerimônia, os convidados visitaram a Usina Solar e a sala técnica onde estão localizados os inversores.