Notícias

Vara do Trabalho de Chapadão do Sul é inaugurada com posse de juíza titular

Juíza Keethlen descerrando placa de inauguração da vara

A Vara do Trabalho de Chapadão do Sul foi inaugurada nesta tarde (19). Durante a solenidade telepresencial, a juíza Keethlen Fontes Maranhão tomou posse no cargo de Titular da Vara do Trabalho recém instalada. Em seu discurso de posse, a magistrada lembrou a trajetória de 30 anos na Justiça do Trabalho, 15 deles como servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, em São Paulo, e 15 como Juíza do Trabalho da 24ª Região. Clique aqui para ver a cerimônia.

"A Justiça do Trabalho é o órgão do Poder Judiciário que mais participa da vida da sociedade, não só porque os juízes do trabalho convivem diária e pessoalmente com trabalhadores e empregadores nas dezenas de audiências realizadas rotineiramente, mas também porque a preocupação social vai além da solução dos processos que nos são submetidos", assegurou a juíza Keethlen Maranhão.

O Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, des. Nicanor de Araújo Lima, lembrou que a transferência de sede da vara para Chapadão do Sul era um desejo antigo da comunidade. "Para a Justiça do Trabalho é uma honra saber que a sociedade, as autoridades e a Ordem dos Advogados do Brasil sempre buscam ter perto deles uma justiça social, que é a Justiça do Trabalho".

Enfatizou, ainda, que o TRT24 continuará presente em Cassilândia e Costa Rica e que a mudança de sede foi realizada em função apenas da movimentação processual das cidades da jurisdição. Chapadão do Sul é responsável por cerca de 60% dos processos trabalhistas que ingressam na região. Entre 2017 e 2019, foram realizadas 3.053 audiências no município, quase quatro vezes mais do que em Cassilândia.

O Presidente da Subseção da OAB/MS em Chapadão do Sul, Adalberto Morisita, destacou que o município é uma cidade pujante, moderna e em pleno desenvolvimento econômico e social. "Foi uma conquista, uma vitória para a advocacia de Chapadão do Sul, sobretudo para aqueles que necessitam e procuram essa justiça especializada para reclamar seus direitos e resolver seus conflitos", agradeceu Morisita.

A mudança de sede da Vara do Trabalho de Cassilândia para Chapadão do Sul foi aprovada por maioria de votos em sessão administrativa do Tribunal Pleno do TRT24, no dia 13 de agosto de 2020. Com a decisão, além de Chapadão passar a ser a nova sede da vara, o Posto Avançado de Chapadão do Sul foi transferido para Cassilândia. Em Costa Rica manteve-se a Vara Itinerante.