Eventos

Veja os horários dos Jogos do 2º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas 2023
TRT/MS inicia preparativos para 2º Torneio de Futebol dos Jovens Indígenas
Campanha alerta para urgência em erradicar o trabalho infantil
TRT/MS doa materiais esportivos para dez escolas do interior
Twitaço contra a exploração do trabalho infantil será nesta sexta-feira (11)

Eventos realizados

Parquinho é inaugurado no Portal Caiobá para prevenir trabalho infantil

O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Campo Grande inauguraram nesse sábado (27)  mais um playground com 12 brinquedos instalado na Clínica da Família do bairro Portal Caiobá. Essa é a terceira estrutura entregue de um total de 40 que devem ser instaladas em diversos bairros da cidade com o objetivo de estimular o acesso ao espaço público de modo saudável e seguro e combater o trabalho infantil.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, reforçou a necessidade do investimentos em instrumentos de socialização e da integração entre comunidade e unidade de saúde, sendo a estrutura de lazer disposta à população uma importante ferramenta neste processo.  Ele fez  questão de enaltecer a importância das parcerias com o Ministério Público do Trabalho e Tribunal Regional do Trabalho.

"Através desse apoio foi possível proporcionar que essa estrutura fosse disponibilizada e agregada à unidade que atende uma população de mais de 18 mil pessoas, sendo mais uma opção de lazer e socialização para os moradores aqui da região", disse.

O  procurador do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS), Leontino Ferreira de Lima Junior, destaca que a parceria e o investimentos nas ferramentas de inclusão tem por objetivo afastar as crianças e adolescentes do trabalho infantil e da marginalização, realizando ações de melhoria na qualidade de vida de toda a população.

"Além de proporcionar uma alternativa de lazer para essa comunidade, enxergamos neste trabalho uma ferramenta de inclusão e socialização de crianças e adolescentes, principalmente daqueles que vivem em situação de maior vunerabilidade", disse.

A dona de casa Roziani Yasmin de Moraes, 21 anos,  aprovou a iniciativa que será bem aproveitada pelos usuários da unidade de saúde e moradores da região. "Nossas crianças tem poucas opções de lazer, então isso aqui vai ser maravilhoso para nós, principalmente porque foi construído dentro da unidade. É algo a mais para nós moradores. Enquanto os pais fazem exercícios na academia aqui do lado podemos deixar nossos filhos brincando no parquinho", comemorou.

O playground ocupada uma  área de 168m² e conta com 12 equipamentos - quatro balanços, duas gangorras, um escorregador, tubo, escada de cordas, abrigo duplo, casinha e barras horizontais.

Fonte: Prefeitura de Campo Grande