Menu de Navegação

Notícias

Papel exercido pela Justiça do Trabalho é destaque no Jornada

O segundo programa da primeira temporada do Jornada já pode ser assistido no canal oficial do TST no YouTube, clicando aqui. Esta edição apresenta o papel exercido pela Justiça do Trabalho em quase 80 anos de existência no Brasil. Por meio de um breve relato histórico e de depoimentos de especialistas e de magistrados, são mostrados alguns avanços ocorridos desde 1941, época da criação da Justiça do Trabalho, marcada pelo início da industrialização no país e pelo crescimento das reivindicações por direitos sociais entre os trabalhadores.

Um dos entrevistados é o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Brito Pereira, que explica como a Justiça do Trabalho atua para pacificar as relações entre patrões e empregados. A equipe do Jornada também ouviu os ministros Renato de Lacerda Paiva, vice-presidente do TST, e Lelio Bentes Corrêa, corregedor-geral da Justiça do Trabalho, que reforçaram a imprescindibilidade da Justiça do Trabalho para a sociedade brasileira.

O ministro aposentado do STF Carlos Ayres Britto lembra a função vitalizadora exercida pela Justiça do Trabalho na Constituição da República de 1988. O professor Cristiano Paixão, especialista em História do Direito, traça um panorama da evolução das reivindicações por melhores condições de trabalho.

O especialista Pablo Arellano, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), falou da importância da celeridade nos julgamentos que envolvem direitos sociais. São apresentados ainda dados que comprovam a eficiência da Justiça do Trabalho no julgamento de processos em todo o Brasil e a existência de um ramo especializado trabalhista na organização judiciária de diversos países.

Cara nova

O Jornada está de volta e de cara nova. Utilizando-se de uma linguagem mais moderna, o programa foi pensado para a realidade da internet, com comunicação ágil e mais interatividade. Cada edição tem no máximo dez minutos, e os vídeos são postados no canal oficial do TST no Youtube. A cada 15 dias, um tema de relevância no universo trabalhista será abordado sob diversos ângulos, extraindo informação de todos os personagens envolvidos no assunto.

Além das edições temáticas, outra novidade é a exibição por temporadas. A primeira começou com o programa sobre assédio moral no ambiente de trabalho, seguido do episódio que trata da atuação da Justiça do Trabalho no Brasil. A primeira temporada conta ainda com mais quatro edições, que serão lançadas no TST Tube às segundas-feiras, às 12h. O programa também é exibido na TV Justiça, às quartas-feiras, às 19h30.

Programe-se:

1ª temporada do novo Jornada

3 de junho/2019 - tema: Teletrabalho
17 de junho/2019 - tema: Trabalho infantil
1º de julho/2019 - tema: Mulheres no mercado de trabalho
15 de julho/2019 - tema: Atividades perigosas