Notícias

2º Prêmio Justiça do Trabalho de Jornalismo: inscrições começam nesta sexta (18)

Banner Virtual branco com detalhes azul, amarelo e preto com o título "Prêmio Justiça do trabalho de Jornalismo -  2° Edição". No canto inferior esquerdo a imagem da Balança de Themis, ou símbolo da justiça, e no direito a logo da Justiça do trabalho 80 anos.

 

O Tribunal Superior do Trabalho promoverá, como parte das celebrações dos 80 anos de instalação da Justiça do Trabalho no Brasil, o 2º Prêmio Justiça do Trabalho de Jornalismo. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas a partir desta sexta-feira (18) até o dia 1º de agosto.

Para se inscrever, os interessados devem acessar a página Prêmio Justiça do Trabalho de Jornalismo e, em seguida, o menu lateral esquerdo "inscrição", para preencher a ficha. Na sequência, ela deve ser enviada com todos os elementos descritos no item 6.2 do edital (cópia do documento de identidade, material jornalístico correspondente, cópia do documento de registro ou inscrição profissional reconhecida pelo Ministério do Trabalho ou órgão equivalente e ficha de inscrição preenchida e assinada).

Habilitação dos trabalhos
Conforme o cronograma de fases do concurso (Anexo 1 do edital), após o encerramento das inscrições, serão realizadas, nos dias 2 e 3 de agosto, a habilitação e a validação dos trabalhos inscritos. A divulgação das inscrições deferidas está programada para 6 de agosto. Após essa etapa, será aberto prazo para interposição de recursos e análises.

No período de confirmação das inscrições e da validação dos trabalhos, será enviado e-mail para ratificar a participação e informar o número de registro. O profissional inscrito que não receber o e-mail de confirmação da inscrição poderá contatar a Comissão Especial pelo endereço eletrônico premiojornalismo@tst.jus.br, para obter informações.

Prêmio de jornalismo

O 2º Prêmio Justiça do Trabalho de Jornalismo tem por finalidade estimular e valorizar a produção de trabalhos jornalísticos que promovam a reflexão e a conscientização sobre o trabalho e suas relações, além de reconhecer a importância da imprensa na difusão de informações relevantes para a sociedade.

A cerimônia de premiação, com a revelação dos vencedores, será realizada em 5 de outubro deste ano. Os primeiros colocados de cada categoria receberão R$ 10 mil. A edição 2021 premiará reportagens com o tema "Justiça do Trabalho: a importância e os avanços da Justiça Social" e abrangerá conteúdos que evidenciem, pelo menos, um dos seguintes temas: evolução histórica da Justiça do Trabalho no Brasil; conscientização da sociedade sobre a existência e a importância do Judiciário trabalhista; Justiça do Trabalho como instrumento da Justiça Social; avanços e transformações dos direitos trabalhistas; valorização da Justiça do Trabalho na construção da cidadania; Justiça do Trabalho em tempos de pandemia; e relação entre Justiça do Trabalho e desenvolvimento econômico.

Fonte: TST