Notícias

6º Sarau Literário debaterá "Hamlet"

Informações sobre o sexto sarau literário da Confraria dos Beletristas. O livro trabalhado será Hamlet de William Shakespeare. O expositor será Flávio da Costa Higa. A data será do dia dez de setembro das três às cinco da tarde.


No próximo dia 10 de setembro, a Confraria dos Beletristas do TRT/MS realizará o 6º Sarau Literário, às 15h. O convidado dessa edição é o Juiz do Trabalho Flávio da Costa Higa que fará a análise de Hamlet, obra de William Shakespeare, considerada uma das mais influentes tragédias da Literatura Inglesa.

A trama tem como cenário a Dinamarca, mais especificamente o Castelo de Elsinore, onde o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai, o rei Hamlet, que foi envenenado por seu irmão Cláudio e que, em seguida, tomou o trono casando-se com a rainha Gertrudes, sua mãe. Após receber a visita do fantasma de seu pai assassinado, Hamlet decide se vingar do tio fingindo-se de louco para não levantar suspeitas. E assim se desenvolve o enredo.

Dada a estrutura dramática e a profundidade de caracterização, Hamlet pode ser analisada, interpretada e debatida por diversas perspectivas. A trama explora temas como a traição, vingança, corrupção e moralidade.

O expositor, Juiz Flávio Higa, conta o porquê da escolha da tragédia shakespeariana: "Escolhi Hamlet por ser um daqueles textos que você pode até saber como dar início aos debates, mas não tem a mínima noção do caminho que ele irá  trilhar. A densidade do fluxo de consciência do personagem, seus intrincados dilemas existenciais e a perpétua  atualidade dos seus questionamentos permitem infinitas  abordagens e percepções, num fascinante diálogo reflexivo que nunca tem fim", pontua.

Clique aqui para se inscrever nesta edição do Sarau.

 

A Confraria

A "Confraria dos Beletristas" é um projeto de cunho lúdico-literário que funcionará junto à Escola Judicial, promovendo encontros mensais para discutir grandes clássicos da literatura. Uma vez por mês é promovido um sarau literário conduzido por um futuro confrade ou confreira, que expõe uma obra literária e promove um debate sobre o assunto.

 
Como participar?

Podem participar como expositor ou participante do Sarau Literário magistrados, servidores e estagiários do TRT24 e de outros regionais, além de público externo ao tribunal como advogados, acadêmicos e quem mais tiver interesse na troca de conhecimento. Quem tiver interesse em ser um expositor deve preencher um formulário online indicando a obra que gostaria de expor. Os livros inscritos no projeto serão escolhidos pelo Conselho Executivo da EJUD, por votação. Clique aqui para se inscrever como expositor.

A eleição do expositor e respectiva obra a ser apresentada, bem como a divulgação de tais informações ao público, deverão ocorrer com antecedência mínima de 25 dias para que todos tenham tempo de ler o livro do mês. A participação, com aproveitamento, nos saraus literários, constitui atividade de formação continuada para o cômputo de horas-aula de que trata o art. 3º, caput da Resolução n.º 9, de 15 de dezembro de 2011, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho - ENAMAT.