Notícias

Campanha no Twitter combate fake news sobre a Justiça do Trabalho neste 1º de abril

Os 24 tribunais regionais do trabalho do país e o Colégio de Presidentes e Corregedores de TRTs (Coleprecor) fazem, nesta segunda, 1º de abril, uma campanha para desfazer mentiras sobre o Judiciário Trabalhista. A ação ocorre na rede social Twitter e aproveita a data, conhecida como Dia da Mentira, para informar e espalhar a verdade. Ao longo do dia, serão postadas nos perfis dos TRTs e do Coleprecor frases com as hashtags #meDisseram e #éFake!

Os twitters seguirão a lógica dos exemplos:


"#meDisseram que a Justiça do Trabalho só existe no Brasil. #éFake! Na verdade, outros países também possuem tribunais especializados em trabalho, como a Bélgica, Alemanha e Inglaterra".

¿#meDisseram que o Brasil possui mais processos trabalhistas que o resto do mundo. #éFake! Não há dados oficiais que permitam sequer fazer um ranking global. Mas, há países que possuem números quase iguais ao nosso. Espanha: 7 ações por 1000 habitantes; Brasil: 8 ações/1000 habitantes."

Para alcançar o maior número de internautas possível, é preciso contar com o apoio de todos na divulgação das informações. O objetivo da campanha, considerando que o dia é relacionado à mentira, é dar visibilidade aos danos causados pelas notícias falsas, explicar a importância da Justiça do Trabalho para a sociedade e contestar os discursos difamatórios que ela vem sofrendo.

Quem ainda não possui um perfil na rede social basta acessar a página oficial do Twitter e preencher os dados solicitados (nome completo, e-mail e número de celular). Com o perfil criado, o usuário poderá participar do movimento, seja compartilhando as publicações postadas pelos perfis dos TRTs e do Coleprecor ou publicando conteúdo usando as duas hasthags da campanha.


Fonte: Coleprecor