Notícias

Cejusc realizará 56 audiências telepresenciais esta semana

As audiências telepresenciais utilizando a plataforma disponibilizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já começaram  no Cejusc 1º grau (Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas) da Justiça do Trabalho da 24ª região em Campo Grande. E já na segunda audiência realizada um acordo foi celebrado.

A reclamante participou pelo aplicativo de mensagens instantâneas e a advogada da reclamante participou pela plataforma telepresencial.  A ação envolvia indenização estabilitária e resultou num acordo de RS 8mil.

De acordo com a coordenadora do Cejusc, juíza Déa Marisa Cubel Yule, foi a primeira vez que os advogados participavam de uma audiência telepresencial e foram bastante colaborativos. "A receptividade foi excelente e não tivemos problema com a transmissão em nenhum momento", pontuou a magistrada.

Segundo a juíza, a plataforma disponibilizada pelo CNJ é adequada à realização das audiências telepresenciais em razão de suas funcionalidades, uma delas é a visualização da ata de audiência em tempo real pelos participantes.

Audiências

As audiências estavam suspensas desde 18 de março, com a publicação da Portaria TRT GP nº 06/2020, que estabeleceu ações temporárias e emergenciais de precaução/prevenção ao contágio pelo coronavírus (COVID-19) no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região.

Agora, as audiências estão sendo pautadas novamente. Contudo, mesmo sem a realização de audiências, o Cejusc não parou. Diversos acordos foram fechados seguindo a Recomendação CSJT VGP nº 01/2020, que indica o a utilização de meios eletrônicos e videoconferência para realização de mediação e conciliação de conflitos em fase processual e pré-processual.