Notícias

Desembargador Amaury compõe lista tríplice para vaga de ministro do TST

O Pleno do Tribunal Superior do Trabalho escolheu, nesta segunda-feira (19), os nomes dos desembargadores que comporão a lista tríplice para preenchimento de vaga de ministro destinada à magistratura de carreira decorrente da aposentadoria do ministro Márcio Eurico Vitral Amaro. 

Os nomes escolhidos foram do desembargador Amaury Rodrigues Pinto Júnior, do TRT da 24ª Região (MS) e das desembargadoras Jane Granzoto, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) e Morgana Richa, do TRT da 9ª Região (PR). "Estou orgulhoso e minha inclusão na lista apenas evidencia o prestígio que Mato Grosso do Sul tem junto ao TST", afirmou o des. Amaury Rodrigues. 

Em março, a Presidência do TST recebeu a inscrição de 15 desembargadores de Tribunais Regionais do Trabalho candidatos à vaga. Destes, sete foram mulheres e oito foram homens.

Votação virtual

A partir dessa lista de candidatos, o Pleno, em votação por escrutínio secreto, definiu os três nomes que serão encaminhados ao presidente da República, que escolherá um deles. Pela primeira vez, o TST fez a votação de forma eletrônica, em sessão telepresencial, por meio de um sistema desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setin) para essa finalidade.

O escolhido passará por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal. Aprovado pela comissão e, posteriormente, pela maioria absoluta do plenário do Senado, será nomeado pelo presidente da República.

União

A presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi, registrou a importância de uma eleição coesa. "Isso mostra que este Tribunal está unido e harmonioso em relação às suas posições e decisões", afirmou.

Confira abaixo a trajetória dos indicados à lista tríplice:

 

Desembargador Amaury Rodrigues Pinto Júnior

Desembargador Amaury Rodrigues Pinto Júnior      ¿

Natural de Curitiba (PR), é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e, em 1989, ingressou na magistratura como juiz do trabalho substituto do TRT da 10ª Região. Presidiu as Juntas de Conciliação e Julgamento (atualmente Varas do Trabalho) de Mundo Novo e Campo Grande (MS) e dirigiu o Foro de Campo Grande. Em 16/5/2001, foi promovido, por merecimento, a desembargador do TRT da 24ª Região, e presidiu a corte no biênio 2006/2008, sendo o atual presidente no biênio 2020/2021.

 

Desembargadora Jane Granzoto Torres da Silva

 

Desembargadora Jane Granzoto Torres da Silva

Paulistana, a desembargadora ingressou em 29/3/1983 por meio de concurso público para o cargo de auxiliar judiciário do TRT da 2ª Região. Em junho de 1990, também mediante concurso, foi nomeada juíza do trabalho substituta e, em 28/9/1993, por merecimento, juíza presidente da 14ª Vara do Trabalho de São Paulo. Em 2004, foi promovida ao cargo de desembargadora e, de 2016 a 2018, foi corregedora regional. Ela atuou como convocada no TST de maio de 2014 a dezembro de 2015.

 

Desembargadora Morgana de Almeida Richa

Desembargadora Morgana de Almeida Richa

A desembargadora assumiu o cargo de juíza substituta do TRT da 9ª Região em julho de 1992. Em setembro de 1994, foi promovida a juíza titular de Vara, posição que ocupou até sua promoção a desembargadora do Tribunal, em novembro de 2019.

Fonte: TST