Notícias

Escola Judicial promoverá curso sobre audiências telepresenciais

Cerca de 60 advogados de todo o Estado participaram hoje (24) de uma reunião virtual com o Presidente da Escola Judicial do TRT da 24ª Região, desembargador Francisco das C. Lima Filho, para discutir os assuntos que serão abordados no Curso "Audiências Telepresenciais: Experiências e Boas Práticas", previsto para ser realizado no dia 14 de agosto de 2020.

Os advogados relataram as principais dúvidas e dificuldades sobre o tema. Com base nas sugestões enviadas, a EJUD fará a programação do conteúdo do curso, que terá uma simulação de audiência telepresencial, além das orientações técnicas sobre a plataforma Cisco Webex. A carga-horária ainda está sendo definida. O público-alvo são magistrados, servidores e advogados.

De acordo com o diretor da EJUD, o objetivo da capacitação é aproximar o Poder Judiciário do jurisdicionado. Uma das palestrantes será a juíza Déa Marisa Brandão Cubel Yule, que atua no Centro de Conciliação - Cejusc Campo Grande. Desde a suspensão do atendimento presencial, a magistrada já realizou mais de 400 audiências telepresenciais e vai usar a experiência pessoal para orientar os advogados sobre os novos procedimentos de trabalho.

"O curso vai orientar questões técnicas sobre conexão, melhores provedores, como testar testemunha para saber se ela tem condições de participar das audiências telepresenciais, criando simulações na plataforma Webex, além de oferecer dicas práticas importantes para a realização das audiências", explica Déa Yule. "O curso é para dar segurança para todos nós, operadores do Direito, sobre as audiências telepresenciais e a plataforma disponibilizada pelo CNJ. Existem muitos mecanismos de apoio", garante a juíza.