Notícias

João Marcelo Balsanelli toma posse como desembargador do TRT24

O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região realizou, nesta sexta-feira (13/11), a posse do novo desembargador João Marcelo Balsanelli, em solenidade inédita realizada telepresencialmente em função da pandemia do novo coronavírus. 

Participaram da cerimônia os desembargadores do TRT24; a ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Dora Maria Costa representando a presidente do TST, Maria Cristina Peduzzi; a Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho, Cândice Gabriela Arosio; o presidente da Amatra XXIV, juiz Christian Dias Estadulho; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil ¿ Seccional Mato Grosso do Sul, Mansur Karmouche; além de juízes do trabalho, advogados e servidores que acompanharam a posse pelo Canal do TRT24 no Youtube (clique aqui para assistir).

O desembargador empossado agradeceu o apoio de sua família, "que é fonte de inspiração diária" e os colegas de trabalho. Lembrou as unidades em que trabalhou desde o início de sua carreira há 27 anos na Magistratura do Trabalho - com especial referência à 6ª Vara do Trabalho de Campo Grande, onde atuou como juiz titular nos últimos 15 anos.

"A magistratura nunca foi para mim um fardo, pois sempre a desenvolvi com alegria e com compromisso de tentar fazer o meu melhor em todas as oportunidades. Aprendi muito sobre minhas limitações e espero ser melhor desembargador do que fui como magistrado de 1ª instância", completou.

O desembargador João Marcelo Balsanelli também agradeceu à Justiça do Trabalho por ter lhe dado a oportunidade de colaborar com a sociedade. "Trabalhamos com o que há de melhor no país: o homem que trabalha e que produz transformações e aquele que dá emprego e proporciona riquezas".

A ministra do TST, Dora Maria da Costa, representando parabenizou o empossado e agradeceu a presteza com que sempre atendeu às convocações da ENAMAT. "Tenho certeza de que o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região ganha com sua presença nessa Corte. É um tribunal pequeno, mas funcional e reconhecido nacionalmente", finalizou.

O presidente do TRT da 24ª Região, desembargador Nicanor de Araújo Lima, deu as boas-vindas e discorreu sobre a desenvoltura e comprometimento do empossado na prestação jurisdicional. "As missões realizadas sempre demonstraram talento e comprometimento com a magistratura da Justiça do Trabalho". Ao finalizar seu discurso, o presidente convocou o novo desembargador a lutar pelo estado democrático de direito e pela construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Com a posse do novo desembargador, a Corte do TRT da 24ª Região restaura seu colegiado composto por oito magistrados. João Marcelo foi promovido pelo critério de merecimento e ocupa a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Ricardo Geraldo Monteiro Zandona.

Biografia

João Marcelo é natural de Maringá/PR. Iniciou sua carreira na magistratura no TRT da 24ª Região em 1993. Foi promovido, por antiguidade, ao cargo de Juiz Titular da Vara de Paranaíba em 1995. Em 1999, foi removido para Ponta Porã e, em 2002, para a 1ª Vara do Trabalho de Dourados, onde permaneceu por dois anos. Em 2004, foi designado para a Vara do Trabalho de Jardim.  Desde 2005, exercia a titularidade da 6ª Vara do Trabalho de Campo Grande.