Notícias

Juiz do TRT24 ministra palestra online sobre assédio sexual para acadêmicos da Índia

Palestrantes do Webinar "Dimensões Sócio-Jurídicas do Sistema Judicial no Brasil"

 

O juiz do trabalho Flávio da Costa Higa, titular da vara de Coxim e juiz auxiliar da Presidência do TRT da 24ª Região, foi um dos palestrantes do Webinar "Dimensões Sócio-Jurídicas do Sistema Judicial no Brasil", organizado pela faculdade de Direito Chettinad School of Law, da Índia, entre os dias 12 e 16 de outubro.

Na manhã de hoje (16), Flávio Higa abordou o tema "Assédio Sexual no Trabalho e Discriminação de gênero: duas faces da mesma moeda?" "O objetivo da palestra foi debater a equidade de gênero nas relações de trabalho. A partir da histórica divisão patriarcal de papeis sociais (homens nos trabalhos produtivos e mulheres nos trabalhos reprodutivos), procurei demonstrar que o assédio sexual nem sempre é uma tentativa de obter favores sexuais, podendo ser também uma forma de criar um ambiente hostil e de intimidação, para que a mulher se sinta diminuída e desista do emprego ou de maiores inspirações na carreira", ponderou. O assunto foi objeto de um artigo do magistrado publicado na Revista da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (clique aqui para ler o artigo).

O vice-presidente do TRT/MS, desembargador Amaury Rodrigues Pinto Junior, participou do evento que recebeu sete palestrantes brasileiros, entre eles, Flávio Higa e as juízas Aline Doral Stefani Fagundes, do TRT/RS, e Fernanda Antunes Marques Junqueira, do TRT RO/AC. Des. Amaury enalteceu a apresentação do juiz Flávio e destacou a importância do intercâmbio internacional, facilitado pelas ferramentas de videoconferência. "Penso que seria interessante mantermos essa produtivida relação intercambial, agora em evento por nós patrocinado, com o objetivo de conhecer um pouco do Sistema Jurídico indiano. Embora a pandemia tenha causado instabilidade econômica e social, provocou uma reação salutar: a aproximação por meio de lives e videoconferências. O que antes parecia impossível, agora está ao nosso alcance", enfatizou o vice-presidente do tribunal.

Após sua participação no evento, Flávio Higa foi convidado para compor o Conselho Consultivo da Faculdade de Direito (Advisory Board of Chettinad Law School).

Participantes do Webinar "Dimensões Sócio-Jurídicas do Sistema Judicial no Brasil"