Notícias

Juízes titulares de Paranaíba e Corumbá tomaram posse nesta segunda (28)

Tela da reunião telepresencial realizada para tomada de posse dos juízes titulares de Paranaíba e Corumbá
Tela da reunião telepresencial 

O juiz do trabalho Marcio Kurihara Inada e a juíza Lilian Carla Issa tomaram posse, na tarde desta segunda-feira, como juízes titulares das Varas do Trabalho de Paranaíba e Corumbá, respectivamente. Os juízes foram promovidos na 8ª Sessão Administrativa Extraordinária, realizada no último dia 10 pelo Tribunal Pleno do TRT24, pelos critérios de merecimento e antiguidade.

Em seu discurso, o juiz Marcio Inada lembrou um pouco de sua trajetória na Justiça do Trabalho, desde 1999, ainda no 2º ano de faculdade, ingressou como técnico judiciário no TRT da 2ª Região. "Lá aprendi quase tudo e desempenhei todas as funções, desde o atendimento de balcão da Secretaria, secretário de audiência e assistente de juiz". Entra idas e vindas como servidor do TRT2, almejava a Magistratura do Trabalho. Em 2005, tomou posse como juiz substituto na 24ª Região,  onde escolheu ficar.

Captura de tela da reunião telepresencial, juiz do trabalho Marcio Kurihara Inada em destaque na tela
Juiz do trabalho Marcio Kurihara Inada

O magistrado conta que, após sua posse no TRT24, a primeira substituição que realizou foi na VT de Paranaíba, em 2006. "Depois, em 2011, o cargo de juiz titular dessa Vara ficou vago e eu exerci a titularidade por sete meses, o que só aumentou minha admiração pelos servidores, pelos advogados, sempre combativos e respeitosos, e pela cidade. Não só Paranaíba, mas também Inocência e Aparecida do Taboado", contou e agradeceu ao apoio da família e aos amigos que conquistou nesses 16 anos de Justiça do Trabalho.

A juíza Lilian Carla Issa, agora titular da Vara do Trabalho de Corumbá, contou com muito carinho sobre os 16 anos que passou como juíza substituta na comarca de Campo Grande, com passagem pela 6ª, 3ª e 7ª Varas do Trabalho. "Nesse período enfrentei grandes desafios, mas posso afirmar que nunca estive só, sempre tive ao meu lado pessoas especiais".

A magistrada agradeceu o apoio dos pais, marido e filhas, dos colegas magistrados e servidores. "Tracei duas grandes metas para minha vida: ser mãe de menina e ser juíza. E como fui abençoada! Sou mãe de três meninas, as mais belas e encantadoras que poderiam existir. Sou juíza no meu amado Estado natal de Mato Grosso do Sul, de onde nunca precisei sair; juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, um tribunal de destaque nacional, que tanto nos orgulha", observou.

Captura de tela da reunião telepresencial, juíza Lilian Issa em destaque
Juíza Lilian Issa

A juíza Lilian Issa disse ser novamente abençoada ao ser empossada Juíza Titular da Vara do Trabalho de Corumbá, a mais antiga do Estado, criada como Junta de Conciliação e Julgamento em 1961, quando o então Estado de Mato Grosso fazia parte do TRT da 2ª Região. "Servidoras e servidores da Vara do Trabalho de Corumbá, conto com vocês para, juntos, formarmos uma equipe de excelência e garantir às populações de Corumbá, Ladário e Porto Esperança, uma prestação jurisdicional célere, justa e efetiva", concluiu.

A presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 24ª Região - Amatra XXIV, juíza Priscila Rocha Margarido Mirault,  ressaltou as características dos dois magistrados: "Lilian, com sua delicadeza e doçura e sem perceber o tamanho da sua força, você  não só mudou o rumo da sua história, mas mudou a nossa. Marcio, sua fama de trabalhador é justa. Tanto que você foi escolhido por merecimento para ocupar a vaga de juiz titular de Paranaíba, concorrendo com alguns dos nossos mais brilhantes colegas. Continuem a fazer o que brilhantemente vocês já fazem", finalizou.

O Presidente do TRT/MS, des. Amaury Rodrigues Pinto Júnior, afirmou ser uma alegria dar posse a dois juízes que, ao longo de suas carreiras, demonstraram comprometimento e sensibilidade e mostraram ser vocacionados apara a missão que voluntariamente assumiram para suas vidas.

De acordo com o Presidente do TRT/MS, Paranaíba recebe um magistrado com enorme capacidade de trabalho e completamente comprometido com a atividade jurisdicional. "A tranquilidade de sua fala e seus movimentos não conseguem disfarçar a energia e competência com que ataca todas as missões que toma para si. Paranaíba estará em muito boas mãos e, os advogados que lá atuam, logo perceberão que estão diante de um juiz diferenciado", disse.

E completou: "Corumbá recebe a juíza Lilian Carla Issa, magistrada que também é conhecida pela serenidade e capacidade de trabalho. Atuou com competência em várias Varas do Trabalho da capital e sempre muito elogiada pela simplicidade e simpatia. Magistrada com muita coragem para enfrentar os desafios e que conjuga com maestria os deveres de seu cargo com papel de mãe dedicada. Uma mulher de fibra, que enobrece a Justiça do Trabalho de Mato Grosso do Sul", e finalizou "Não tenho dúvida que os juízes assumam em pouco tempo o ranking das Varas do Trabalho mais efetivas do país".