Notícias

Justiça do Trabalho alerta sobre golpe relacionado a pagamentos de precatórios

Alguns regionais trabalhistas têm recebido denúncias sobre um novo golpe realizado por meio do envio de mensagens de WhatsApp para credores de precatórios na Justiça do Trabalho.

Ao fazer o contato, o golpista se apresenta como advogado da parte, anuncia o pagamento do precatório e diz que para obter uma "Declaração Anual de Isenção de Imposto de Renda" é necessário o pagamento de custas; ou condiciona a liberação do precatório à emissão de uma Certidão Negativa de Débito. Em alguns casos, o golpista também envia uma foto da secretaria de uma vara do trabalho para convencer a vítima de que ele está em suas dependências e precisa fazer o recolhimento do valor naquele momento.

A Justiça do Trabalho esclarece que não existe cobrança de qualquer taxa para o pagamento de precatórios, tampouco fornece qualquer certidão ou cobra taxas para obtenção de documento dessa natureza. E também sugere que os advogados alertem seus clientes sobre a existência desse golpe, prestando-lhes a devida orientação.

Em caso de dúvida, o Gabinete Especializado de Precatórios do TRT24 está à disposição pelos telefones (67) 33161839 ou (67) 33161744 e pelo e-mail precatorio@trt24.jus.br. O TRT24 informa, ainda, que não recebeu denúncias de golpes dessa natureza na Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul, mas reforça o alerta de segurança para advogados e jurisdicionados.