Notícias

Justiça do Trabalho é reconhecida como amiga do meio ambiente

Fotografia com cinco pessoas, três são policiais. Da esquerda para a direita o segundo é o desembargador João de Deus Gomes de Souza e em quarto o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, desembargador Amaury Rodrigues
Magistrados são reconhecidos como "amigos da Ambiental"

O Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, desembargador Amaury Rodrigues Pinto Junior, e o desembargador João de Deus Gomes de Souza, receberam uma homenagem da Polícia Militar Ambiental na última segunda-feira (26). O comandante do BPMA, tenente-coronel José Carlos Rodrigues, entregou placas de homenagem e agradeceu a parceria entre as instituições, reconhecendo os magistrados como "amigos da Ambiental".

Durante a reunião, foi destacado que ao longo dos 34 anos de história da PMA a Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul sempre esteve presente apoiando as ações ambientais, sobretudo as voltadas ao combate do desmatamento ilegal, carvoarias clandestinas, exploração do trabalho infantil e análogo à escravidão.

Recentemente, o TRT da 24ª Região também vem destinando recursos de indenizações trabalhistas para a PMA. Foi o caso da reforma da embarcação "Mitã Rory". Com o valor repassado pelo tribunal, cerca de R$ 150 mil, foram trocados vários equipamentos como gerador elétrico, parafusos, mangueiras e encanamento, além de pintura, estação de tratamento de esgoto, coletes salva-vidas e balsa flutuante. 

A embarcação é utilizada na Expedição de Educação Ambiental no Pantanal, organizada pela Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul em parceria com o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), PREVFOGO, Ong Ecoa - Ecologia e Ação e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Na última edição, realizada em dezembro do ano passado, o TRT/MS participou pela primeira vez da ação no Pantanal. O projeto tem como objetivo oferecer mais qualidade de vida para os ribeirinhos que moram afastados de Corumbá e fortalecer a preservação ambiental por meio da educação.