Notícias

Justiça do Trabalho e UFMS firmam parceria para desenvolvimento de pesquisas estatísticas

O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul assinaram um termo de execução descentralizada para desenvolvimento de estudos em estatística aplicada à pesquisa organizacional e jurídica do TRT/MS. O documento foi assinado nessa segunda-feira (24) pelo Desembargador Presidente Amaury Rodrigues Pinto Junior e pelo reitor Marcelo Augusto Santos Turine.

O convênio, que tem validade por 14 meses, tem o objetivo de permitir ao TRT/MS o desenvolvimento de atividades técnicas complexas de estatística, demandadas pelo Gabinete de  Estatística e Pesquisas, bem como de órgãos superiores do Judiciário, além de atender a Resolução CNJ nº 49/2007. Durante a vigência, o TRT/MS fará o repasse de cerca de R$ 130 mil para custear o projeto.

A UFMS se compromete a organizar tecnicamente o Gabinete de Estatística e Pesquisas do Tribunal e treinar servidores do TRT em estatística básica. Além disso, deverá realizar pesquisas de clima organizacional e desenvolver ferramentas para levantamentos estatísticos de processos judiciais e apuração de produtividade de magistrados para fins de promoção.

O Presidente do TRT/MS explica que a intenção é proporcionar a troca de experiências científicas e técnicas entre as instituições, além de possibilitar que acadêmicos de Matemática conheçam melhor a área de pesquisa ligada ao Judiciário e o desenvolvimento prático na área organizacional e jurídica. "O Tribunal Regional do Trabalho agradece à Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul pela importante parceria que permitirá o desenvolvimento de estudos e de capacitação em estatística, facilitando o cumprimento de sua missão institucional: Realizar justiça na solução de conflitos trabalhistas, de forma rápida e efetiva", concluiu o des. Amaury Rodrigues Pinto Junior. 

"Esta parceria com o TRT fortalece a missão da UFMS, como um centro de excelência da Ciência, Tecnologia e Inovação, contribuindo para formar profissionais qualificados e preparados para a transformação da sociedade. Nesse sentido, esta parceria com o TRT é inédita na trajetória da UFMS e do Mato Grosso do Sul, e estamos orgulhosos e temos certeza que será um marco para o trabalho não só do Tribunal Regional do Trabalho, mas para as relações institucionais e para o nosso Brasil", afirmou o reitor Marcelo Turine.