Notícias

Justiça do Trabalho ganha Memorial para resgatar e preservar história de Mato Grosso do Sul

Os primeiros modelos de máquinas de escrever, equipamentos de protocolo de petições, bingo utilizado para sorteio dos processos para distribuição de ações trabalhistas e o computador em que foi impressa a primeira folha de pagamento de magistrados e servidores são apenas algumas peças que fazem parte do Memorial da Justiça do Trabalho de Mato Grosso do Sul, que será inaugurado na próxima segunda-feira (19), às 14 horas, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, na Rua Delegado Carlos Roberto Bastos de Oliveira, 208, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

O resgate histórico faz parte das ações de valorização e preservação da memória do TRT da 24ª Região que completou, em janeiro, 25 anos de instalação em Mato Grosso do Sul. A visitação será aberta ao público durante o horário de expediente do Tribunal, das 11h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para visitas em grupo, o horário deverá ser agendado, com antecedência, pelo e-mail memorial@trt24.jus.br.

Durante a solenidade de inauguração, um Acordo de Cooperação Técnica será assinado entre o TRT/MS e o Município de Campo Grande para que o Memorial passe a fazer parte do roteiro do City Tour Oficial da Capital. Também será lançada a 2ª edição do Livro JT24 no Curso da História de MS, que traz relatos sobre processos trabalhistas que marcaram a história do Estado.

Memória viva
O Memorial do TRT/MS é composto por acervos físico e virtual com o objetivo de valorizar e preservar o passado, incentivando a consciência e o conhecimento históricos por meio da cultura material disponível, fonte inesgotável de informações. 

No ambiente físico a exposição permanente conta com artefatos de pedra polida e fragmentos de peças arqueológicas da região do Pantanal de Mato Grosso do Sul e do Sítio Arqueológico do Córrego Prosa de Campo Grande, cedidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MuArq). 

Também serão expostos processos históricos, documentos textuais, trabalhos científicos, equipamentos, mobiliários, roupas, condecorações, medalhas, fotografias, desenhos e vídeos, distribuídos de acordo com o período histórico, começando no Brasil Colônia e na escravidão até chegar aos dias atuais.

O ambiente virtual terá diversas informações sobre a história do trabalho, o Direito do Trabalho no Brasil, o Poder Judiciário Brasileiro, a Justiça Trabalhista Brasileira, em especial a Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul, além de conteúdos que retratam o trabalho no campo da Antropologia do Trabalho, o sindicalismo, o período militar e os tempos modernos.