Notícias

Memorial da JT da 24ª Região já recebeu mais de 800 visitantes

Finalizando as comemorações ao Dia da Memória do Poder Judiciário (10/5), o Memorial do TRT da 24ª Região apresenta a sua nova sede, que foi inaugurada no dia 19 de novembro de 2018, na gestão do então Presidente do TRT da 24ª Região, Desembargador João de Deus Gomes de Souza.

A nova sede do Memorial do TRT da 24ª Região tem por finalidade, além de celebrar e evocar o passado, contribuir com a sociedade, fomentando o conhecimento histórico por meio da cultura material disponível, fonte inesgotável de informações.

A exposição de longa duração, no ambiente físico, conta com um acervo original de artefatos líticos e fragmentos de peças arqueológicas da região do Pantanal de Mato Grosso do Sul e do Sítio Arqueológico do Córrego Prosa de Campo Grande, cedidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e pelo Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MuArq, bem como com processos históricos que retratam o trabalho desde o Período Colonial (escravidão) até os dias atuais.

O acervo conta ainda com peças museológicas da instituição. No ambiente virtual estão disponíveis conteúdos informativos sobre a história do trabalho, do Direito do Trabalho no Brasil, do Poder Judiciário Brasileiro e da Justiça do Trabalho e, em especial, da Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul, além de conteúdos que retratam o trabalho no campo da Antropologia, da história do Brasil Colônia e Império, bem como da Primeira República, abordando os temas: anarco-sindicalismo, Era Vargas, período militar e neo-sindicalismo.

Por ocasião de um acordo de cooperação técnica entre o TRT e o Município de Campo Grande, o Memorial integra o City Tour Oficial da Capital. Até março de 2020, o Memorial recebeu a visita de aproximadamente oitocentas pessoas, entre estudantes do ensino médio, da educação profissional e acadêmicos. Desde a sua instalação, o Memorial tem servido de referência nacional para outros espaços de memória. Conheça o Memorial do TRT da 24ª Região clicando aqui.

Quando tudo isso passar, venha nos fazer uma visita e conhecer de perto o Memorial da Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul, localizado na Rua Delegado Carlos Roberto Bastos de Oliviera, 208, Campo Grande-MS. Para mais informações ligue no 3316-1851 ou mande um e-mail para memorial@trt24.jus.br.