Notícias

Memorial recebe visita do corregedor-geral da Justiça do Trabalho

O Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, visitou o Memorial do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, nessa quarta-feira (10). A sala de exposições, localizada no saguão do edifício-sede, em Campo Grande-MS, conta com acervo físico e digital que retrata a história da instalação do TRT em Mato Grosso do Sul e da própria Justiça do Trabalho, além de conteúdos sobre o trabalho e o sindicalismo ao longo da história do Brasil.

O ministro-corregedor elogiou o acervo disponível para a população, parabenizando o TRT/MS pela preservação da história. A visita guiada foi acompanhada pelo presidente do Tribunal, desembargador Nicanor de Araújo Lima e por servidoras da Coordenadoria de Documentação e Memória. A coordenadora da unidade, Cláudia Torquato Scorsafava Farias, apresentou as funcionalidades dos equipamentos de multimídia, destacando que o Memorial da Justiça do Trabalho de Mato Grosso do Sul é o mais interativo entre os TRTs no país.

Entre as peças que fazem parte do Memorial estão os primeiros modelos de máquinas de escrever, equipamentos de protocolo de petições, bingo utilizado para sorteio dos processos para distribuição de ações trabalhistas e o computador em que foi impressa a primeira folha de pagamento de magistrados e servidores.

O Memorial foi inaugurado em novembro do ano passado. A visitação é aberta ao público, durante o horário de expediente do Tribunal, das 11h às 17h, de segunda a sexta-feira, na Rua Delegado Carlos Roberto Bastos de Oliveira, 208, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Para visitas em grupo, o horário deve ser agendado com antecedência pelo e-mail memorial@trt24.jus.br.


Correição Ordinária
A visita faz parte da agenda do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, que está realizando Correição Ordinária no TRT/MS, esta semana. O procedimento é realizado a cada dois anos e avalia a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos pelos TRTs, com foco em questões processuais e administrativas.

Além de conhecer as instalações da Justiça do Trabalho, na tarde dessa quarta-feira (10), Lelio Bentes reuniu-se com uma comissão de advogados de Dourados-MS e com magistrados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

O presidente do TJMS, desembargador Paschoal Carmello Leandro, recebeu em seu gabinete o ministro-corregedor do TST e o presidente do TRT/MS. No encontro, os magistrados falaram sobre temas comuns à magistratura e a administração das Cortes brasileiras, como o esforço em diminuir a judicialização. O vice-presidente do TJMS, des. Carlos Eduardo Contar, e os juízes auxiliares da Presidência, Alexandre Branco Pucci, Fernando Chemin Cury e Atílio César de Oliveira Júnior também acompanharam a reunião.