Notícias

Nota de pesar - ministro Walmir Oliveira da Costa

Foto do do ministro Walmir Oliveira da Costa

O TRT da 24ª Região lamenta o falecimento do ministro Walmir Oliveira da Costa. O magistrado, que integrava o TST desde 2007, faleceu nesta quarta-feira, aos 63 anos, por complicações decorrentes da Covid-19.

"É uma perda imensurável para a Justiça do Trabalho. O ministro Walmir era um expoente da magistratura. Lamento profundamente sua partida precoce e externo, em nome de toda a magistratura sul-mato-grossense, nossa consternação e pesar", lamentou o presidente do TRT24, des. Amaury Rodrigues Pinto Junior.

Trajetória

Nascido em Irituia (PA), o ministro se graduou em Direito e obteve título de Mestre em Instituições Jurídico- Políticas/Direito do Trabalho, pela Universidade Federal do Pará, em 1998. Ingressou na magistratura trabalhista por concurso público em 1989, como juiz do trabalho substituto da 8ª Região (PA/AP).

Em 1997, foi promovido por merecimento a juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. Atuou como juiz convocado no Tribunal Superior do Trabalho em dez períodos de convocação, entre 2000 e 2007.

Em novembro de 2007, tomou posse como ministro do TST, em vaga destinada à magistratura. Autor de diversas publicações, o ministro foi ainda professor em cursos de pós-graduação em Direito no Pará e em Brasília.

Atualmente, era Presidente da 1ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, e compunha a Subseção I da Seção Especializada em Dissídios Individuais.

Com informações do TST