Notícias

Presidente do TRT/MS abre a 5ª Semana Nacional de Conciliação

O Presidente do TRT/MS, desembargador Nicanor de Araújo Lima, abriu oficialmente nesta segunda-feira(27) a 5ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista em Mato Grosso do Sul. Com o slogan "Menos Conflitos. Mais Soluções: com a conciliação o saldo é sempre positivo", a estimativa é realizar aproximadamente 600 audiências de conciliação em todo o Estado. Promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com os Tribunais Regionais do Trabalho de todo o Brasil, esta é a quinta edição do evento, que será realizado entre 27 e 31 de maio em todo o Brasil.
  
A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista tem o objetivo de proporcionar, por meio de solução amigável, maior celeridade ao encerramento de conflitos trabalhistas. Durante o evento, a Justiça do Trabalho soma esforços para ampliar o número de audiências entre empregadores e empregados, buscando alcançar o maior número possível de acordos.

Para o presidente do TRT/MS, Nicanor de Araújo Lima, a conciliação é a marca fundamental da Justiça do Trabalho. Diariamente, os juízes do Trabalho e os conciliadores negociam e fazem acordos, resolvendo conflitos sociais entre Capital e Trabalho. "É uma iniciativa que está se estendendo por todos os tribunais do País, fazer aquilo que nós sabemos fazer: conciliar. Isso faz parte da nossa essência," explicou.

O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª implementou e encontra-se em pleno funcionamento o Núcleo de Conciliação do 1º grau que funciona no prédio sede das Varas. Na sede do TRT tem-se o Núcleo de Conciliação do 2º grau, que tem como coordenador o desembargador Amaury Amaury Rodrigues Pinto Junior, vice-presidente do TRT/MS. 


- Conflitos + Soluções

A temática da campanha deste ano conta com numerais e símbolos de operações matemáticas que visam mostrar, de forma objetiva, os resultados positivos que a Semana da Conciliação Trabalhista tem alcançado desde 2015.

Somente nas quatro primeiras edições, foram contabilizados mais de 700 mil atendimentos, cerca de 102 mil acordos consolidados e uma movimentação de recursos superior a R$ 2 bilhões. Assim, como o próprio slogan destaca, "com a conciliação o saldo é sempre positivo".

No ano passado, a 4ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista arrecadou R$ 8.530.987,80 que foram pagos aos trabalhadores de Mato Grosso do Sul. A Justiça do Trabalho realizou 962 audiências, no Estado, com uma taxa de acordos de 35%.