Notícias

Presidente em exercício do TRT/MS recebe atletas da ONJT 2019

O presidente em exercício do TRT/MS, desembargador Amaury Rodrigues Pinto Júnior, recebeu a delegação de atletas do TRT que participou da Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho (ONJT) 2019, em Belo Horizonte, no último mês. Apesar de ser um grupo pequeno, apenas seis atletas, a delegação retornou com onze medalhas: seis de ouro, duas de prata e três de bronze.

O desembargador parabenizou os atletas pelo resultado emblemático. "Só posso dizer que vocês estão de parabéns, foram onze medalhas para seis atletas. Estamos felizes porque vocês elevam o nome do Tribunal não só no cenário desportivo, mas também em comparação com os outros tribunais".

Para o próximo ano, o desembargador vai conversar com a administração para que haja um abono ou liberação para os atletas durante o campeonato. "A Olimpíada é um incentivo ao esporte, e o esporte é importante para a saúde do servidor, completou".

Os atletas do TRT/MS têm o patrocínio da NTSEC- Soluções em Teleinformática e apoio da Kibela, por meio da ASTRT (Associação dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho).

Desafio e superação

A história do TRT/24ª na Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho teve início em 2013. De lá para cá, já foram 79 medalhas: 49 de ouro, 12 de prata e 18 de bronze. Veteranos nas Olimpíadas, os atletas treinam durante todo o ano, uma preparação que requer muita dedicação e disciplina para conciliar a rotina de trabalho, vida pessoal e treinos.

O nadador juiz Márcio Kurihara Inada já é conhecido nas piscinas da Olimpíada. Bicampeão em três modalidades da natação (50m, 100m e 200m livre), treina diariamente por 1h15 minutos, seis vezes por semana e participa de outras provas para se manter no pódio.

O atleta Francisco Demontiê G. Macedo participa desde 2014 da ONJT. Ele conta que é muito bom, pois entra em outro clima, de competição mesmo. Demontiê já foi campeão em diversas categorias de atletismo e, nessa última edição, ganhou prata nos 200m e bronze nos 800m. Ele também compete no tiro, já conseguiu o bronze em 2017, individual e em equipe, com Victor Scarpellini e Fabiano Bellesi.

Ele treina duas a três vezes por semana e intensifica os treinos para cinco vezes por semana próximo à Olimpíada. "Pra mim é muito difícil, pois sou Oficial de Justiça, atuo no Sindicato, sou líder na igreja, vice-presidente numa Associação de Defesa do Consumidor, curso Gestão Pública, sou marido e pai de filhos pequenos. Só Deus sabe a hora que treino", brinca.

Outra figura carimbada nas provas de tênis da ONJT é Victor Gibin Scarpellini, que encontra um tempo depois do expediente para treinar duas vezes por semana. Quando a Olimpíada se aproxima, passa a treinar diariamente e com um professor. Esse ano Victor teve mais desafios, passou por uma cirurgia e ficou muito tempo sem treinar. O atleta não acreditava que manteria seu lugar no pódio, como nas últimas três edições. Começou a competição desse ano mais lento, mas aos poucos foi entrando num ritmo mais forte. Ele conta que teve algumas dificuldades, mas não desistiu e acabou levando o ouro numa final por dois sets a zero, contra um adversário já conhecido de outras finais.

A única mulher da equipe, Elizabet Vieira de Alexandre, tem uma rotina atribulada, mas sempre encontra um tempo para os treinos. Além de servidora do TRT, faz faculdade e realiza os treinos entre às 5h30 e 7h da manhã.  Elizabet conta que se encantou com a Olimpíada desde a primeira que participou, não somente pelo esporte, mas pela interação com os outros regionais e pelo compromisso de estar sempre em forma. "Eu pretendo ir no próximo ano, na verdade, quero ir a todas. Quero aprender a nadar para competir também", conta.

Carlos Rodrigues da Silva também já participou de outras edições da Olimpíada, tanto pelo TRT14ª como pelo TRT 24ª.  "É muito bom, sempre que tenho oportunidade gosto de participar porque há interação com pessoas de outros regionais". Graças à participação na ONJT, Carlos virou corredor de rua e pegou gosto pelo atletismo. "É um desafio pessoal, quero sempre baixar meu tempo. Eu vou porque eu gosto de correr e tenho muito amigo de outros regionais, que participam de provas nacionais", explica.

Edmundo Borges da Silva começou a correr e foi convidado a participar da ONJT. Ele afirma que gosta das provas, pois compete com pessoas da mesma idade e sente vontade de treinar mais para melhorar o desempenho no ano seguinte. Segundo ele, em Belo Horizonte o nível estava mais alto e com mais concorrentes. "Meu resultado foi o esperado e para o próximo ano vou mudar as provas. Este ano experimentei provas diferentes, mas não me saí muito bem. Quero voltar para as provas anteriores de 1500m, 3000m e 5000m e vou entrar na natação também", finaliza.

Conheça nossos atletas:

 

Elizabet Vieira de Alexandre - Com perfil de provas mais longas (1500, 3000 e 5000m) competiu esse ano em três modalidades do Atletismo: 200m, 800m e 1500m e trouxe a medalha de ouro na modalidade 1500 metros. Para 2020, a atleta já começou os treinos de musculação e natação, modalidade em que deve se aventurar no próximo ano.

 

 

 

Edmundo Borges da Silva - Também com perfil de provas mais longas, esse ano competiu no Atletismo nos 400m, 800m e 1500m e conquistou ouro nos 1500m e bronze nos 800 m. Em 2020, o atleta pretende manter o foco nas provas mais longas, em que consegue melhores resultados, e deve iniciar as competições na natação, modalidade que já vem treinando.

 

 

 

Carlos Rodrigues da Silva - Já participou de provas de atletismo nos 1500m, 3000m e 5000m. Este ano, o atleta mudou as categorias e teve bons resultados: ganhou prata nos 400m e bronze nos 200m.

 

 

 

 

Márcio Kurihara Inada - Nadador dos 50m, 100m e 200m livre, já ganhou ouro também nos 400m. Nas últimas edições da ONJT, tem mantido o 1º lugar no pódio nessas três categorias.

 

 

 

Francisco Demontiê G. Macedo - Já foi ouro em provas de atletismo em olimpíadas anteriores. Em 2019, conquistou a prata nos 200m e bronze nos 800 metros. Esse ano também concorreu no Tiro, mas sem medalhas.

 

 

 

 

Victor Gibin Scarpellini - Este ano o tenista conquistou o tetracampeonato no tênis de campo. Já levou bronze em outras categorias de tênis e bronze no Tiro.