Notícias

Projeto Jovens Mediadores terá nova turma no dia 20/5

Estão abertas inscrições para participar do evento "Jovens Mediadores", promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região em parceria com a Escola Judicial do TRT24. A capacitação é voltada para acadêmicos do curso de Direito. O curso online será realizado no dia 20 de maio, das 18h30 às 21h (horário de MS).

Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site http://www.trt24.jus.br/web/escola-judicial, clicando na opção "Inscrições - Login" e depois em "Não tenho cadastro". As inscrições ficarão abertas até 13h do dia do evento.

O Projeto Jovens Mediadores é conduzido pelo juízes do trabalho e instrutores, Déa Marisa Cubel Yule e Bóris Luiz Cardozo de Souza, que abordam temas como: Políticas Públicas de Tratamento Adequado dos Conflitos, uso de técnicas de mediação, da psicologia positiva aplicada e comunicacional CNV (Comunicação Não Violenta), fomentando os jovens à auto-gestão positiva e pacífica de conflitos, por meio dessas ferramentas.

Reconhecimento nacional

Este ano, o Projeto Jovens Mediadores ganhou o Prêmio Conciliar é Legal, no eixo Boas Práticas, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça. A iniciativa premiada tem como objetivo estimular o protagonismo dos estudantes de Direito na condição de potenciais advogados, por meio da aprendizagem de técnicas que lhes permitam atuar positivamente na gestão dos conflitos em sua vida profissional e pessoal, diminuindo a judicialização dos conflitos.

"Esse projeto apresenta um modelo transformativo nas relações sociais de nossos jovens estudantes, fomentando uma mudança de paradigma por meio do empoderamento pessoal para uma gestão positiva e pacífica de conflitos. Isso nos engrandece enquanto ser humano e instituição", afirmou a juíza Déa Yule.

O Jovens Mediadores é um projeto social que atua pelo fomento da cultura da paz, alinhada à agenda 2030 da ONU, em especial no que diz respeito a promoção de sociedade pacíficas e inclusivas, proporcionando o acesso à justiça para todos (Objetivo 16 - Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável).

A primeira edição do Projeto Jovens Mediadores foi realizada presencialmente em setembro de 2019. No ano passado, foram organizados dois encontros telepresenciais. Este ano, a primeira edição foi realizada em março. Mais de 250 estudantes de Mato Grosso do Sul já participaram do curso que tem a validação do NUPEMEC-JT (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas).