Notícias

Semana Regional de Conciliação: primeiro dia movimenta Varas do Trabalho e Cejuscs

O primeiro dia de atividades da Semana Regional de Conciliação Trabalhista contou com 183 audiências e 66 acordos realizados em todo o estado. Foram quase R$ 3 milhões revertidos para trabalhadores de Mato Grosso do Sul.

Somente no Cejusc do 1° Grau  (Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas), na Capital, foram realizadas 37 audiências, com 20 acordos firmados, solucionando cerca de 1,5 milhão de reais em processos judiciais trabalhistas.

Nem os contratempos comuns no uso das tecnologias, como queda de sinal de internet, falha no fornecimento de energia elétrica e outras questões, atrapalharam a realização das audiências, que correram com a tranquilidade esperada. "A criatividade é o ponto principal de nossa atuação. Estamos sempre abertos para encontrar uma solução diferente, inovadora, para cada obstáculo que se apresenta no caminho da conciliação. E, geralmente, a solução é simples, depende apenas da vontade dos envolvidos", destaca a Juíza Déa Marisa Yule Cubel, Coordenadora do Cejusc-1.

Ao longo de toda a Semana, estão agendadas audiências de conciliação com diversas empresas e pautas exclusivas para os maiores litigantes, empresas que têm um grande número de processos trabalhistas na Justiça do Trabalho de Mato Grosso do Sul.

Primeira Semana Regional

Essa é a primeira edição da Semana Regional da Conciliação Trabalhista do TRT/MS, realizada com o objetivo de atender às necessidades de trabalhadores e empregadores face aos impactos da crise gerada pela pandemia da Covid-19. O evento ocorre de modo exclusivamente telepresencial, a fim de garantir a segurança de todos os envolvidos no processo diante da grave crise de saúde pública.

A organização do evento, a preparação das audiências e a intimação das partes e de procuradores foram feitas por contato telefônico ou via sistema PJe (Processo Judicial Eletrônico), a fim de preservar partes, procuradores, servidores e magistrados dos riscos de contaminação pelo coronavírus. O Tribunal também tem recomendado aos advogados que orientem seus clientes a acessarem diretamente as salas de audiência, pelo sistema Zoom, ou que os integrem às tratativas por contato telefônico, sem a necessidade de deslocamento e contato presencial.