Notícias

Seminário e exposição on-line marcam Semana da Memória da Justiça do Trabalho

A Semana da Memória na Justiça do Trabalho, realizada anualmente pelo Tribunal Superior do Trabalho, será realizada de 21 a 25/9. O objetivo do evento é lembrar acontecimentos marcantes ligados ao mundo do trabalho e do Direito. Em 2020, em razão da pandemia, a data será celebrada por meio de dois eventos: um seminário telepresencial e uma exposição virtual.

Organizado pela Comissão de Documentação do TST, em parceria com o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Assessores e Servidores do Tribunal Superior do Trabalho (CEFAST), o seminário "Trabalho e Justiça do Trabalho: Memória e História" está marcado para o dia 22/9, das 8h30 às 19h, com transmissão no canal do TST no Youtube. Especialistas falarão sobre a importância da preservação da história da Justiça do Trabalho e de fatos, julgados e processos relevantes para o Poder Judiciário e para a sociedade em geral. Os desafios do mundo pós-pandemia da Covid-19 também está entre os temas abordados no seminário.

A presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministra Maria Cristina Peduzzi, participará da abertura, assim como os ministros Maurício Godinho Delgado, presidente da Comissão de Documentação do TST e coordenador do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho, José Roberto Freire Pimenta e Douglas Alencar Rodrigues, integrantes da Comissão de Documentação do TST, e Breno Medeiros, diretor do CEFAST. O encerramento do evento contará ainda com a participação do Ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, Vice-Presidente do TST e do CSJT. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.

Exposição
Dentro do contexto do isolamento social decorrente da pandemia, a Comissão de Documentação do TST, por meio da Coordenadoria de Gestão Documental e Memória do TST, elaborou uma verdadeira viagem histórica sobre os surtos endêmicos ocorridos nos últimos séculos até os dias atuais. A intenção da exposição "Pandemias e Relações de Trabalho" é mostrar o impacto desses eventos históricos, como a gripe espanhola e a peste negra, no mercado de trabalho, na economia e na vida das pessoas em geral. 

Os internautas poderão acompanhar, de forma completamente on-line, fotos, textos, músicas e outros conteúdos interativos sobre o tema.

Saiba a programação completa.

Faça sua inscrição.

Fonte: TST