Notícias

Sessões telepresenciais: saiba quando serão as próximas e como acessar os vídeos

O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região realizará, esta semana, três sessões telepresenciais de julgamento de todos os órgãos judicantes. Nessa terça-feira (2/6), às 13h30, será a sessão de julgamento da Primeira Turma. Na quarta-feira (3/6), às 9h, tem sessão da Segunda Turma. E na quinta-feira (4/6), a partir das 14 horas, os desembargadores da Corte reúnem-se para a sessão de julgamento do Tribunal Pleno.

As sessões telepresenciais tiveram início no dia 5 de maio, com a Primeira Turma. Desde então, seis sessões por videoconferência foram realizadas no tribunal. As sessões são transmitidas ao vivo no canal do TRT/MS no Youtube e ficam armazenadas na rede social. No canto superior direito da página inicial do Portal do TRT na Internet tem um ícone que redireciona o internauta para o Youtube. Também é possível acessar os vídeos no menu "Serviços", clicando em "Tribunal Pleno e Turmas" e depois em "Sessões Telepresenciais".

Desde março, em razão da pandemia do coronavírus e das recomendações das autoridades sanitárias no sentido do distanciamento social, a Justiça do Trabalho suspendeu as sessões presenciais e passou a julgar os processos por meio do Plenário Virtual, utilizando a ferramenta Cisco-Webex, disponibilizada pelo Conselho Nacional de Justiça.

A sessão por videoconferência se diferencia das sessões eletrônicas, que já vinham sendo promovidas pela Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul, porque possibilita a realização de sustentações orais pelos advogados. Essa nova modalidade de sessão foi regulamentada pela Portaria TRT/GP Nº 9/2020, que estabelece a possibilidade de os advogados realizarem a sustentação oral via internet, desde que solicitem a inscrição ao órgão julgador até as 16h do dia útil anterior ao da sessão. Os pedidos deverão ser feitos por e-mail ou telefone, sendo eles:

Primeira Turma: primeiraturma@trt24.jus.br ou (67)3316-1860;
Segunda Turma: segundaturma@trt24.jus.br ou (67) 3316-1785;
Tribunal Pleno: tribunal_pleno@trt24.jus.br ou (67) 3316-1866.