Notícias

Técnicos em enfermagem ocupam 2º lugar no ranking de acidentes de trabalho

Em tempos de pandemia e escassez de Equipamentos de Proteção Individual - EPIs, é preocupante o levantamento que aponta que os técnicos em enfermagem estão entre as funções que mais tiveram acidentes de trabalho em Mato Grosso do Sul, com 412 casos, em 2019.  De acordo com dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CONCAT) da Previdência Social a ocupação ficou atrás apenas dos alimentadores de linha de produção, que registraram 544 acidentes, no ano passado.

O Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Siems) explica que o alto número de acidentes está diretamente relacionado ao esgotamento físico dos profissionais e à baixa remuneração. "Para manter um ganho mensal satisfatório, eles acumulam dois ou três empregos, sendo que a jornada por si só já é bastante exaustiva, tendo em vista o excesso de trabalho e o volume de pacientes nos hospitais", afirma Sebastian Rojas, diretor financeiro do sindicato.

Sebastian ainda esclarece que a maioria dos acidentes ocorre com materiais perfurocortantes, devido ao cansaço, redução da atenção e acúmulo de sono. Também são frequentes os afastamentos por doenças ocupacionais na esfera psiquiátrica, como depressão, estresse e síndrome de Burnout.

Linha de frente

Para proteger quem está na linha de frente do combate ao novo coronavírus e diante da dificuldade em encontrar máscaras no mercado, a Justiça do Trabalho está revertendo recursos de indenizações trabalhistas para a compra de EPIs para os profissionais de saúde dos hospitais públicos de Mato Grosso do Sul.

Esta semana, foi entregue a primeira parte dos materiais comprados com recursos repassados pelo Getrin-24 - Grupo de Trabalho Interinstitucional formado por diversas instituições, entre elas o Tribunal Regional do Trabalho da 24a Região. O TRT/MS reverteu cerca de R$ 35 mil para o Siems para compra de EPIs. Os equipamentos de proteção serão doados para instituições que enviaram o plano de contingência ao sindicato e vai atender os municípios de Paranaíba, Corumbá, Aquidauana, Jardim, Maracaju, Amambai, Caarapó e Itaquiraí.

Foram adquiridos 400 máscaras PFF2, 100 protetores faciais, 150 óculos e material para confecção de avental e de máscaras do tipo cirúrgicas, uma vez que não encontraram mais máscaras prontas para a compra. O sindicato ainda aguarda a chegada de mais materiais como tecido TNT com gramatura acima de 80 para confecção dos EPIs. Esta é apenas uma das destinações liberadas pela Justiça do Trabalho.

A vice-presidente do SIEMS, Helena Delgado, explica que a medida visa atender em caráter emergencial. "Em articulação com o Getrin-24, avaliamos que auxiliar a categoria da enfermagem é prevenir não apenas os profissionais, mas toda a sociedade que conta com o atendimento desses trabalhadores", pontua.

Mês de prevenção aos acidentes de trabalho

O mês de abril marca a campanha que tradicionalmente promove a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro. O tema aprovado para pautar as ações do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho no biênio 2020/2022 é a "Construção do trabalho seguro e decente em tempos de crise: prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais".

De acordo com a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Miranda Arantes, a escolha do tema foi feita de forma democrática e pensando exclusivamente no bem-estar dos trabalhadores brasileiros. "O momento atual nos faz refletir sobre como é importante criar uma consciência acerca da necessidade de proteger o ser humano, em especial aqueles que precisam enfrentar momentos como esse na linha de frente, sejam nos hospitais ou em serviços essenciais, como supermercados, farmácias e redações de jornais", destacou a ministra que também é coordenadora do Programa Trabalho Seguro.

Criado em 2012, o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho - Programa Trabalho Seguro tem como objetivo desenvolver ações voltadas à promoção da saúde do trabalhador, à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

É tempo de agradecer

Este ano, por conta da pandemia, as atividades presenciais do Movimento Abril Verde foram canceladas em razão das recomendações de distanciamento social e estão sendo realizadas de modo virtual. Algumas ações da Justiça do Trabalho visam agradecer aos profissionais que seguem trabalhando presencialmente para evitar que acidentes de trabalho, contaminações em massa e outras tragédias aconteçam.

Neste sentido, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) criaram a campanha "É tempo de agradecer", que está sendo veiculada nas redes sociais oficiais dos órgãos e replicada pelos Tribunais Regionais do Trabalho.

Além da campanha nas redes, as páginas principais dos sites da Justiça do Trabalho estão sinalizadas com um laço para lembrar a data. Também há iluminação da fachada do TST, de alguns Tribunais Regionais e do Fórum Trabalhista de Campo Grande. No site do TST e do TRT/MS, ao fim de cada matéria, frases temáticas lembram e alertam empregadores e trabalhadores sobre a importância da prevenção.

Panorama

O objetivo da mobilização é chamar a atenção para a importância de prevenir os acidentes de trabalho, que no Brasil são registrados a cada 49 segundos de acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho.

Em 2019, foram registrados 7.854 acidentes de trabalho em Mato Grosso do Sul com 33 mortes. No ano anterior, foram 8.337 casos com 32 óbitos, o que representa uma queda de quase 6% no total de acidentes.

Campo Grande está no topo do ranking de acidentes fatais. Foram sete óbitos em 2019, sendo que em 2018 a Capital tinha registrado somente dois casos. Em seguida vem Dourados e Três Lagoas com quatro mortes, cada. Caracol registrou dois óbitos. Amambaí, Aquidauana, Batayporã, Brasilândia, Chapadão do Sul, Dois Irmãos do Buriti, Eldorado, Fátima do Sul, Inocência, Itaquiraí, Jardim, Naviraí, Nioaque, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Tacuru registraram um acidente fatal no ano passado.

A Capital também concentra a maior parte dos acidentes de trabalho (38%), com 3.037 casos notificados, em 2019. Na sequência, vem Dourados (858 acidentes), Três Lagoas (485 acidentes), São Gabriel do Oeste (197 acidentes) e Corumbá (168 acidentes).

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que dois milhões de pessoas morrem no mundo, a cada ano, por doenças resultantes das atividades desempenhadas no trabalho, as chamadas doenças ocupacionais, e mais de 320 mil sofrem acidentes de trabalho fatais. Ou seja, pelo menos um trabalhador morre a cada 15 segundos por causas relacionadas ao trabalho no mundo.

Com informações do TST