Notícias

TRT/24ª realiza Mostra Cultural e lança Curso de Acessibilidade ao PJe

Em alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o TRT/MS realiza, no próximo dia 03 de dezembro, às 10h30, no CEJUSC (Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas), no Fórum Trabalhista, uma Mostra Cultural  e o lançamento do "Curso de Acessibilidade ao PJe" para advogados e estudantes de Direito com deficiência visual.

A Mostra terá abertura com o Hino Nacional interpretado em libras, declamação de poemas em libras, músicas em voz e violão.

 

Curso de acessibilidade ao PJe

No Brasil, vivem 45 milhões de pessoas com deficiência, de acordo com o último Censo, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2010. Desse número, 528 mil são cegas e pelo menos mil são advogados.  Em Mato Grosso do Sul, 85 advogados com alguma deficiência auditiva, visual, física ou motora estão inscritos na OAB/MS. Destes, 36 são deficientes visuais - cegos ou pessoas com baixa visão.

Pensando nesse público, a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT da 24ª Região, presidida pelo desembargador Marcio Vasques Thibau de Almeida, propôs um projeto modelo no país: um curso de acessibilidade para advogados e estudantes de Direito do estado, que conta com o apoio e parceria da OAB/MS.

"A barreira tecnológica é uma das maiores enfrentadas pelos advogados cegos brasileiros, já que hoje os processos estão em sistemas eletrônicos", explica a juíza Dea Marisa Brandão Yule, da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TRT/MS. "O objetivo é ampliar e oferecer essa capacitação aos 1000 advogados cegos brasileiros, dentro de uma política judiciária nacional, política essa já aprovada pelo CSJT", completa.

As inscrições serão feitas até o dia 10 de dezembro, na secretaria das Comissões da OAB, que fica na sede da instituição, na Av. Mato Grosso, 4.700.

O único equipamento individual solicitado para o curso é um fone de ouvido com entrada P2.

Mais informações pelo telefone: 3318 - 4723.