Notícias

TRT/MS compõe Fórum pela Paridade Institucional e Política das Mulheres

Fotografia que apresenta os integrantes do Fórum Permanente pela Paridade Institucional e Política das Mulheres
Foi instituído oficialmente o Fórum Permanente pela Paridade Institucional e Política das Mulheres

 

Na tarde dessa segunda-feira (02) foi instituído oficialmente o Fórum Permanente pela Paridade Institucional e Política das Mulheres, com objetivo de discutir, propor e articular ações a fim de promover a igualdade de gênero nas instituições públicas, privadas e nos espaços de liderança da sociedade. A iniciativa é da Prefeitura de Campo Grande por intermédio da Subsecretaria de Políticas para Mulher (SEMU). A representante do TRT/MS no Fórum é a juíza do Trabalho Fabiane Ferreira, que é membro do Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT/MS.

O Fórum é um espaço de caráter contínuo, consultivo e propositivo, resultado da construção coletiva formada por representantes indicados por diversas Instituições, Associações e Organizações não-governamentais.
    
O intuito é promover a igualdade, oportunidade e liderança para as mulheres, garantindo a participação plena e efetiva, por meio de políticas públicas sólidas e legislação aplicável para o empoderamento de mulheres e meninas em todos os níveis; da promoção e apoio à formação política das mulheres; da construção de ferramentas que possibilitem a criação de indicadores sobre a realidade da participação da mulher nos espaços de poder e decisão.

A proposta surgiu em conformidade com a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, que estabeleceu metas globais, e uma delas é a igualdade de gênero. A ONU Mulheres criou a iniciativa "Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero", que já foi acolhida por inúmeros países. Campo Grande é a segunda capital brasileira a dar um passo nessa direção.

A representante do TRT/MS, juíza Fabiane Ferreira, conta que os preparativos para o lançamento da iniciativa já teve início há algum tempo: "Participamos de duas reuniões na SEMU em que foram apresentados e debatidos os objetivos e propostas do Fórum", e concluiu: "Por meio do Fórum, espera-se poder articular ações para promover a paridade de gênero nas instituições públicas e privadas, nos espaços de Poder e de liderança da sociedade. A interlocução entre as instituições fortalece a promoção da paridade e participação das mulheres no âmbito dessas instituições".

Comitê de Gênero

O Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade foi instituído pela Portaria TRT/GP Nº 17/2020 no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região. Previamente, em 2019, o Tribunal instituiu a sua Política de Igualdade de Gênero.

 

Com informações da Prefeitura de Campo Grande