Notícias

TRT-MS doa materiais esportivos para projeto "Aldeia em Movimento"

O Presidente do TRT/MS, desembargador Nicanor de Araújo Lima, e o desembargador João de Deus Gomes de Souza, realizaram a entrega de materiais esportivos para o projeto "Aldeia em Movimento" no parque indígena da aldeia, em Amambai. O projeto visa fomentar e democratizar o acesso à prática esportiva e de lazer, com caráter formativo e educacional, atendendo crianças entre 10 e 16 anos de idade.

A doação inclui bolas de futebol, futsal, voleibol, basquetebol, traves para futsal e futebol, redes, apitos, cones, coletes e infladores de bolas. Já para o atletismo serão entregues dardos, bastões para revezamento, discos e pesos de arremesso, além de violões para o grupo de música. A ação faz parte do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, por meio do Gestor Regional do Programa, Juiz do Trabalho Márcio Alexandre da Silva, e do MPT/MS.

O objetivo é criar um núcleo de esporte indígena municipal com escolinhas nas modalidades de futebol, futsal, atletismo, voleibol, basquetebol, onde também serão desenvolvidas aulas de dança, teatro, xadrez e artesanato. O projeto irá atender três aldeias do município de Amambai, totalizando aproximadamente 400 crianças indígenas Guarani/Kaiowá, sendo 300 na Aldeia Amambai, 50 na aldeia Limão Verde e 50 na aldeia Jaguari.

O presidente do TRT/MS, Nicanor de Araújo Lima, pontuou que a Justiça do Trabalho é uma justiça eminentemente social. "Quando a Justiça do Trabalho participa de um programa que tem essa natureza social, um programa importante, envolvendo uma comunidade indígena, no desenvolvimento do esporte, a relevância é muito grande".

"Proporcionar a esses jovens um bem-estar na comunidade de Amambai: esse é o principal objetivo que a Justiça do Trabalho vislumbra com o desenvolvimento do esporte junto com a educação¿, concluiu o desembargador João de Deus Gomes de Souza.

As aulas serão ministradas no contra turno da escola no período matutino e vespertino por professores indígenas e jovens atletas com destaque da comunidade.  A proposta do projeto é minimizar a situação da falta de investimento na área do esporte e de lazer, evitar o ócio, afastando crianças e adolescentes das drogas;  proporcionar a inclusão educacional e social por meio da prática esportiva e do lazer e auxiliar na questão do suicídio tão presente no cotidiano da juventude dessas comunidades.