Notícias

TRT/MS é vencedor do Prêmio Conciliar é Legal

Foto da tela da videoconferência do Projeto Jovens Mediadores, em que são mostrados os participantes
Tela de videoconferência do Projeto Jovens Mediadores

 

O Projeto "Jovens Mediadores" do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região é vencedor do Prêmio Conciliar é Legal, no eixo Boas Práticas. A entrega da premiação, realizada há 11 anos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), será por meio telepresencial no dia 9 de fevereiro, às 14 horas (horário de Brasília), após a 324ª Sessão Plenária do CNJ. Clique aqui para acompanhar.

A iniciativa vencedora tem como objetivo estimular o protagonismo dos estudantes de Direito na condição de potenciais advogados, por meio da aprendizagem de técnicas que lhes permitam atuar positivamente na gestão dos conflitos em sua vida profissional e pessoal, diminuindo a judicialização dos conflitos.

A primeira edição do evento foi realizada presencialmente em setembro de 2019. No ano passado, em função da pandemia, foram organizados dois encontros telepresenciais. Mais de 200 estudantes já participaram do projeto social que atua pelo fomento da cultura da paz, alinhado à agenda 2030 da ONU, em especial no que diz respeito a promoção de sociedade pacíficas e inclusivas, proporcionando o acesso à justiça para todos.

A coordenadora do Projeto Jovem Mediadores e do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do 1º Grau do TRT/MS é uma das instrutoras do curso. "É um projeto muito significativo, porque estimula os jovens a refletirem sobre a cultura da conciliação e auto-gestão dos conflitos. O projeto empodera os estudantes a serem pacificadores e transforma a cultura litigiosa para a pacificação e a comunicação não violenta", comemora a juíza Déa Brandão Cubel Yule. O juiz Bóris Luiz Cardozo de Souza, que também é instrutor do Projeto, receberá o prêmio junto com a magistrada.

O Presidente do TRT/MS, desembargador Amaury Rodrigues Pinto Junior, parabenizou a vitória. "É um reconhecimento do trabalho primoroso que vem sendo desempenhado pelos juízes Déa e Boris, mas também é uma grande conquista para o nosso tribunal que, apesar de ser um dos menores TRTs do país, vem se despontando em âmbito nacional pela realização de boas práticas", comemorou Amaury.

O curso tem a validação do NUPEMEC-JT (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas) e apoio da Escola Judicial do TRT/MS. Entre os conteúdos abordados estão Políticas Públicas de Tratamento Adequado dos Conflitos, uso de técnicas de mediação, da psicologia positiva aplicada e comunicacional CNV (Comunicação Não Violenta).

Conciliar é Legal
Criado em 2010, o prêmio chegou à sua 11ª edição em 2020, com o objetivo de identificar, premiar, disseminar e estimular a realização de ações de modernização, no âmbito do Poder Judiciário, que colaborem para a aproximação das partes, sua efetiva pacificação e o consequente aprimoramento da Justiça. Podem concorrer tribunais, magistrados, instrutores de mediação e conciliação, instituições de ensino, professores, estudantes, advogados, usuários, empresas ou qualquer ente privado, que tenham práticas que contribuam para a solução consensual de conflitos.

*Notícia atualizada em 8/2 para atualização de horário da entrega da premiação.