Notícias

TRT/MS inaugura tour virtual ao Memorial no Dia da Memória do Poder Judiciário

Hoje, 10 de maio, é celebrado o Dia da Memória do Poder Judiciário, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça por meio da Resolução 316/2020. Para marcar a data, o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região inaugurou o Tour Virtual ao Memorial do TRT da 24ª Região, em tributo à memória da Justiça do Trabalho brasileira e em especial reconhecimento pela trajetória da Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul.

 

O vídeo foi produzido para permitir a continuidade das visitações, que foram suspensas presencialmente em função da pandemia de corononavírus. O material foi lançado pelo Vice-Presidente da Corte, des. André Luis Moraes de Oliveira, durante Sessão Administrativa na tarde de hoje. Clique aqui para acompanhar o tour virtual.

 

Resgate histórico

A sala de exposições, localizada no saguão do edifício-sede do TRT24, em Campo Grande-MS, conta com acervo físico e digital que retrata a história da instalação do TRT em Mato Grosso do Sul e da própria Justiça do Trabalho, além de conteúdos sobre o trabalho e o sindicalismo ao longo da história do Brasil.
 

No ambiente físico a exposição permanente conta com artefatos de pedra polida e fragmentos de peças arqueológicas da região do Pantanal de Mato Grosso do Sul e do Sítio Arqueológico do Córrego Prosa de Campo Grande, cedidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MuArq).

Também são expostos processos históricos, documentos textuais, trabalhos científicos, equipamentos, mobiliários, roupas, condecorações, medalhas, fotografias, desenhos e vídeos, distribuídos de acordo com o período histórico, começando no Brasil Colônia e na escravidão até chegar aos dias atuais.

O ambiente virtual tem diversas informações sobre a história do trabalho, o Direito do Trabalho no Brasil, o Poder Judiciário Brasileiro, a Justiça Trabalhista Brasileira, em especial a Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul, além de conteúdos que retratam o trabalho no campo da Antropologia do Trabalho, o sindicalismo, o período militar e os tempos modernos.

 

Dia da Memória

O Dia da Memória do Poder Judiciário foi criado dada a importância da memória como parte do Patrimônio Cultural brasileiro (art. 216 da Constituição Federal) e como componente indispensável ao aperfeiçoamento das instituições. A data escolhida, 10 de maio, marca a criação da Casa de Suplicação do Brasil, que foi instituída pelo Alvará Régio de 10 de maio de 1808, para a história do Poder Judiciário nacional. Tal acontecimento foi resultado da transferência da corte portuguesa para o Brasil, em 1808, e da consequente conversão do país em sede da monarquia, o que provocou profundas mudanças políticas e administrativas, impondo a instalação de um complexo sistema administrativo judicial.