Notícias

TRT/MS promove Dia da Memória do Poder Judiciário

Neste domingo, 10 de maio - além de Dia das Mães - foi celebrado o Dia da Memória do Poder Judiciário, recém instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução n. 316/2020, de 22.04.2020. A data entra no calendário da Justiça para celebrar o patrimônio cultural, manter viva a memória dos tribunais e das figuras humanas que constituem sua história, e incentivar a promoção de ações de conservação do acervo memorial dos tribunais.


Em celebração ao Dia da Memória do Poder Judiciário o Memorial do TRT da 24ª divulgará, nesta semana, algumas ações que foram realizadas em prol do resgate e da preservação da memória desta Justiça.

 

Memória da Justiça do Trabalho

Na última sexta-feira (8), as servidoras da Coordenadora de Documentação e Memória do TRT24 participaram de uma videoconferência realizada pelo Fórum Permanente em Prol da Defesa da Justiça do Trabalho - MEMOJUTRA. A reunião discutiu a origem do Dia da Memória do Poder Judiciário, a sua importância para a Justiça Brasileira e, em específico, para a Justiça do Trabalho, bem como as atividades que serão desenvolvidas nacionalmente em prol da celebração da data, ensejando maior consciência de conservação e tratamento dos arquivos judiciais e espaços de memória. 

 

Marco histórico

O dia 10 de maio, escolhido para celebrar a data nacionalmente, foi o mesmo da criação, em 1808, da Casa da Suplicação do Brasil, primeiro órgão de cúpula que houve no Judiciário brasileiro.

 

Fonte: GAMCDM