Notícias

TRTs assinam acordo para adesão a sistema que identifica crédito trabalhista em processos arquivados

Os Tribunais Regionais do Trabalho assinaram, nesta quarta-feira (22), Termo de Adesão ao Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN) para a cessão do Sistema Garimpo, software desenvolvido pelo TRT da 21ª Região. A ferramenta contribui para a conclusão de processos solucionados por meio de decisão judicial, mas que ainda continuam inconclusos por falta de iniciativa das partes.

Os documentos foram assinados na 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores da Justiça do Trabalho (Coleprecor), que está sendo realizada no TST, nos dias 22 e 23 de maio. O presidente do CSJT e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Brito Pereira, participou do encontro e do ato de assinatura. "A Justiça do Trabalho tem um grande número de processos arquivados provisoriamente aguardando a execução. Em muitos deles, não são localizados os depósitos recursais, honorários periciais e alvarás não sacados por empresas, advogados ou peritos, o que impede a conclusão do processo", disse. "A adesão ao Sistema Garimpo tornará a Justiça do Trabalho ainda mais efetiva, pois nós vamos trabalhar para identificar os depósitos recursais e concluir a execução dos processos", completou o ministro.

Nova pesquisa de jurisprudência

O ministro Brito Pereira também destacou a nova pesquisa de jurisprudência do TST que, após a nova atualização, proporciona resultados 75% mais rápidos que a versão anterior. Com design mais limpo e intuitivo, a nova ferramenta, que faz uso de inteligência artificial, oferece aos usuários mais objetividade e precisão nos resultados obtidos.

Ao destacar a importância para toda a Justiça do Trabalho, o ministro, que  havia encaminhado ofício aos 24 Tribunais Regionais do Trabalho solicitando a ampla divulgação da ferramenta, que também abrange decisões do CSJT, reforçou o pedido aos presidentes e aos corregedores para que divulguem a nova pesquisa de jurisprudência para os desembargadores, os juízes e os servidores.

Governança Pública

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes participou da reunião tratando da governança pública como meio para alavancar a produtividade e a competitividade do país. Ele explicou que o TCU mudou a forma de trabalhar e que, hoje, pode apresentar às instituições públicas um conjunto de ações que busca a eficiência, a eficácia e a efetividade. "Se uma instituição não tiver um bom modelo de governança não é possível entregar um bom resultado. É preciso ter visão de princípio, de estratégia e de gestão de risco", explicou.

Ao destacar a importância de reuniões como as do Coleprecor para promover a governança, ressaltou que o TCU está disposto a contribuir com a Justiça do Trabalho para, em conjunto, trabalharem pela integração da política de governança no país. "A Justiça do Trabalho tem 24 Tribunais Regionais que precisam estar permanentemente dialogando, tentando avançar e melhorar o conjunto das ações. O TCU está disposto a contribuir. Sozinhos podemos ir mais rápido, juntos podemos ir mais longe", concluiu.

Ouvidoria

O ministro ouvidor do CSJT e do TST, Cláudio Brandão, também participou do Coleprecor. por meio de palestra em que destacou a importância da ouvidoria como ferramenta de gestão. Segundo ele, a ouvidoria precisa trabalhar com a informação que recebe e propor à direção do tribunal novas formas de atuação. "Cabe à ouvidoria analisar os pedidos recebidos e, a partir disso, verificar possíveis formas de colaboração com os tribunais no sentido de estabelecer uma gestão em conjunto", explicou.

Ele citou como exemplo desse resultado de gestão colaborativa a ampliação do Programa de Assistência à Mãe Nutriz para a Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus. Informou que, originalmente, o programa funcionava apenas no âmbito do TST, mas foi estendido aos TRTs e Varas do Trabalho.

Por fim, o ministro explicou que o órgão é um local seguro para receber solicitações, sugestões e denúncias. "A ouvidoria é um órgão parceiro. Muitas vezes o servidor ou o magistrado dos TRTs não têm coragem de comentar ou possuiem receio de ser perseguidos. Nesses casos, eles podem utilizar a Ouvidoria do TST", destacou.

 

Fonte: Coleprecor