Notícias

Varas do interior se destacam na 9ª Semana de Execução

A Vara do Trabalho de Bataguassu, município a 330 km da capital, realizou 29 audiências em execução, com 11 acordos e um valor de R$ 2.445.427,50 (dois milhões, quatrocentos e quarenta e cinco mil, quatrocentos e vinte e sete reais e cinquenta centavos) durante a 9ª Semana Nacional de Execução Trabalhista.

Já a Vara do Trabalho de Cassilândia realizou na Vara Itinerante de Costa Rica (dias 16 e 17/09) e no Posto Avançado de Chapadão do Sul (dias 18, 19 e 20/09) 47 audiências, das quais resultaram 25 acordos, com R$ 1.093.000,00 (um milhão, noventa e três mil reais) em valores arrecadados somente em créditos trabalhistas, sem contar o montante destinado às custas processuais, INSS, imposto de renda e honorários periciais.

Além dos números, a vara de Cassilândia tem inovado pela atuação através da mediação. O juiz Marcio Inada tem empregado a mediação nas fases de conhecimento, liquidação e execução para diminuir o tempo de tramitação das ações, nos moldes do CEJUSC (Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas) de Campo Grande.

Para colocar essa iniciativa em prática, o diretor da Vara, César Paschoal, passou por um curso de mediação, realizado pela EJUD - TRT24 e tem realizado esse trabalho, com o auxílio de todos os servidores, sempre supervisionado pelo juiz responsável. "Essa forma de organização da pauta por meio das técnicas de mediação agiliza o andamento do processo, diminui o tempo médio do processo, bem como o trabalho dos servidores, que podem se dedicar a novos casos", explicou.