Menu de Navegação

PJe-Calc Cidadão

O PJe-Calc é o Sistema de Cálculo Trabalhista desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT da 8ª Região, a pedido do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, para utilização em toda a Justiça do Trabalho como ferramenta padrão de elaboração de cálculos trabalhistas e liquidação de sentenças, visando a uniformidade de procedimentos e confiabilidade nos resultados apurados.

Na intenção de ampliar o uso da ferramenta, foi desenvolvido o PJe-Calc Cidadão, versão desktop (sem a necessidade de conexão com a internet) do PJe-Calc, direcionada para advogados, peritos e o público em geral, que não requer conexão à Internet, com as mesmas funcionalidades da versão utilizada nos Tribunais Regionais do Trabalho, o que garante a padronização na elaboração de cálculos trabalhistas apresentados no processo.

Os requisitos e instruções para a instalação do Sistema constam do Manual de Instalação da versão desktop, publicado no link abaixo:


Para utilizar o PJe-Calc Cidadão, baixe o Instalador homologado para Windows 7/8/8.1/10 de 32 e 64 bits. Verifique qual a versão correta para o seu Windows antes de baixar.

Versão Atual: 2.12.0
Disponível desde: 24/07/2023

Após a primeira instalação do PJe-Calc Cidadão, é necessário baixar as Tabelas Auxiliares que contém os índices de correção, alíquotas de contribuição e bases de valores legais que são utilizados na elaboração de cálculos trabalhistas.

As Tabelas Auxiliares publicadas para o mês de referência constam no link abaixo. Clique com o botão direito do mouse no link e depois vá em "Salvar como" para gravar o arquivo no local desejado e, logo após, realize a importação do arquivo no sistema, conforme orientação do Manual de Instalação.


Tabelas Auxiliares do PJe-Calc Cidadão
Mês de referência: Março/2024
Data da publicação: 06/03/2024


A atualização das Tabelas Auxiliares tem que ser realizada mensalmente, após a publicação dos valores do novo mês de referência. Os procedimentos para tanto, estão descritos no Manual de Instalação da versão desktop.

O curso PJe-Calc foi elaborado pela Escola Judicial do TRT da 8ª Região para magistrados, em novembro de 2017. Considerando que as funcionalidades aplicam-se também ao público em geral, o material foi liberado para compartilhamento junto à  sociedade. Para tanto, acesse os link abaixo:

Orientações quanto à  utilização do PJe-Calc e suas funcionalidades estão publicadas no Manual do Usuário e do Tutorial, disponíveis abaixo: