Notícias

1ª VT de Campo Grande retoma audiências presenciais

A 1ª Vara do Trabalho de Campo Grande retomou, nessa terça-feira (17/11), as audiências presenciais, exatamente oito meses após a suspensão das atividades presencias devido à pandemia do novo coronavírus. Foi a primeira Vara do Trabalho da Capital a retornar às atividade presenciais.  Na primeira tarde de retorno, o Juiz do Trabalho Tomás Bawden de Castro Silva realizou três audiências de instrução.

Algumas mudanças podem ser observadas desde a entrada do Foro Trabalhista. A obrigatoriedade da máscara, a aferição da temperatura de quem chega ao prédio, a constante limpeza do ambiente, os dispensers de álcool gel e os inúmeros avisos para manter o distanciamento ¿ como as capas das cadeiras, os adesivos no piso e os cartazes, que tem o objetivo de deixar o ambiente o mais seguro possível para jurisdicionados, advogados, magistrados e servidores nesse retorno presencial.

As salas de audiência também estão diferentes daquelas de antes da pandemia. Foram realizadas adaptações na parte elétrica e de redes, a fim de proporcionar o distanciamento. Câmeras foram instaladas para proporcionar a possibilidade de audiências híbridas, com uma das partes participando por meio telepresencial.

Para aumentar ainda mais a segurança, painéis de acrílico foram instalados na mesa dividindo o ambiente, assim com o dispenser de álcool em gel já na entrada da sala.  Entre as audiências, a equipe de limpeza faz a higienização do local e as janelas da sala estão sempre abertas para ventilação.

O Juiz Titular da 1ª VT de Campo Grande, Tomás Bawden de Castro Silva, explicou que havia uma pressão e uma expectativa para o retorno presencial. O magistrado pontuou que diversas medidas de biossegurança foram tomadas e agora é um "período de experiência". Conforme surjam novas necessidades, novas medidas poderão ser tomadas para garantir a biossegurança.

 

Retorno presencial

As audiências presenciais vêm retornando gradativamente nas unidades da Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul. As duas Varas do Trabalho de Dourados e as Varas do Trabalho de Paranaíba, Jardim, Nova Andradina, Naviraí, Amambai e Mundo Novo já realizaram audiências com a presença de advogados e partes.

Para a próxima semana, já estão agendadas audiências presenciais nas Varas do Trabalho de Aquidauana e São Gabriel do Oeste. Em dezembro, devem ser retomadas as audiências presenciais na 2ª Vara do Trabalho de Três Lagoas e em Coxim.