Menu de Navegação

Notícias

Acadêmicos de direito da FACSUL participam do Projeto TRT na Prática

Acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Mato Grosso do Sul (FACSUL) participaram, no dia 19 de novembro, de uma visita técnica ao Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, como parte do projeto “TRT na Prática”. Durante a atividade, os estudantes acompanharam uma sessão da Primeira Turma do Tribunal e realizaram uma visita ao Memorial do TRT/MS.

A coordenadora do curso de direito da FACSUL, Camili Meira explicou sobre a importância da interação dos acadêmicos com o ambiente de trabalho. “É importante para não ficar apenas e unicamente na teoria em sala de aula. Porque eu acredito que a aprendizagem é essa junção da teoria com a prática. E na prática, eles têm que estar aqui presenciando de fato, fazendo seus relatórios, como é solicitado na instituição, para obter esse conhecimento de grande valia”.

A supervisora do núcleo de práticas jurídicas da FACSUL, Polyanne Trindade ressaltou que  "no 6° ano os acadêmicos sentirão a diferença de ter participado de sessão de julgamento, de verem na prática como funciona, porque não terão professor para perguntar. Então, é de grande valia a participação do projeto TRT na Prática, porque está havendo a preparação dos acadêmicos para a vida profissional."

Após a sessão, as professoras e acadêmicos visitaram o Memorial do TRT/MS

Visitas Guiadas

O Projeto “TRT na Prática” foi criado em 2012, por meio da Resolução Administrativa n. 53/2012, com a finalidade de organizar e disciplinar as visitas técnicas dos acadêmicos das faculdades de Direito de Mato Grosso do Sul nas sessões realizadas pelo Tribunal Regional do Trabalho, por suas Turmas de Julgamento e pelas Varas do Trabalho, nas audiências de conciliação e instrução. 

Além de acompanhar a sessão de julgamento, os estudantes e professores realizam visita orientada à Biblioteca Juiz Valentin Carrion, bem como ao Memorial do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região. Inaugurado em 2018, o espaço reúne numa área de 93 m² importantes acervos físico e digital que retratam a origem do trabalho humano, a história da Justiça do Trabalho brasileira e, em especial, a história do Tribunal ao longo de suas três décadas de existência.

O agendamento das visitas em grupo pode ser feito pelo e-mail: memorial@trt24.jus.br e/ou pelo telefone 3316-1851.