Notícias

Acadêmicos de Direito da UFMS visitam o Memorial e realizam júri simulado


 

Os integrantes da Liga Acadêmica de Direito Internacional da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul conheceram o Memorial da Justiça do Trabalho no TRT24 e participaram de uma Sessão Judiciária no Tribunal Pleno, no dia 24/11. A visita guiada foi acompanhada pelo desembargador presidente, André Oliveira, que se aprofundou no tema debatido em sessão e esclareceu dúvidas.


 

Durante a visita, a equipe da Divisão de Documentação e Memória discorreu sobre aspectos históricos e organizacionais da Justiça do Trabalho, com ênfase no estado de Mato Grosso do Sul.

A estudante do 4º semestre de Direito, Amélia Campos, afirma que “como futura advogada trabalhista é uma honra conhecer o Memorial e o trabalho que aqui é realizado, e foi um privilégio acompanhar a sessão e conversar com o desembargador presidente”.


Para o presidente da liga acadêmica, João Fernandes Pieri, “essa visita foi muito importante principalmente para que nós conheçamos a aplicação do Direito do Trabalho na prática, especialmente a tradição que ela tem aqui no Mato Grosso do Sul”. Segundo João Fernandes, outro ponto que chamou a sua atenção foi a preocupação dos magistrados da Justiça do Trabalho com a comunidade acadêmica. Para ele esse interesse tem grande impacto na formação dos novos operadores do Direito.

A acadêmica Maria Eduarda Estadulho, que cursa o 6º semestre, afirma que a visita ao Memorial desperta o interesse em seguir carreira na área trabalhista. Para ela, os painéis históricos, as atividades interativas e a sessão em si foram inspiradoras.


“Muito bem-vindos aqui ao nosso Tribunal e aproveitem também a oportunidade que terão de utilizar esse plenário para desenvolver atividades de extensão sobre julgamentos de matéria internacional”, cumprimentou o desembargador André Oliveira. A atividade de extensão que se referiu o desembargador presidente foi a simulação de corte internacional de justiça e teve por tema o caso Gâmbia VS. Mianmar, realizada no dia 26 de novembro, no plenário do TRT24.

Os interessados em fazer uma visita guiada ao Memorial do TRT da 24ª Região podem entrar em contato pelos telefones (67) 3316-1741 / 1851 ou pelo e-mail memorial@trt24.jus.br.