Notícias

Corregedor-geral da JT se reúne com coordenadores dos Cejuscs da 24ª Região

O ministro-corregedor, Aloysio Corrêa da Veiga, e sua equipe em reunião online
O ministro-corregedor, Aloysio Corrêa da Veiga, e sua equipe em reunião online

 

O ministro-corregedor, Aloysio Corrêa da Veiga, e sua equipe reuniram-se na tarde dessa terça-feira (25) com os coordenadores dos Cejuscs de 1º e 2º graus e suas equipes: o vice-Presidente do TRT/MS e Coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas - NUPEMEC-JT e Cejusc-JT/2º Grau, desembargador André Luís Moraes de Oliveira, e a Coordenadora do Cejusc de 1º grau, juíza Déa Marisa Cubel Yule. 

Os Coordenadores esclareceram um pouco mais sobre o modo de trabalho dos Cejuscs, como realizam a triagem dos processos, assim como a relação de apoio oferecida aos magistrados das Varas do Trabalho na conciliação e mediação de conflitos. Os coordenadores também apontaram os resultados positivos do Curso de Formação em Mediação realizado pela Escola Judicial do TRT/MS e Cejusc de 1º grau, habilitando os participantes a realizarem a mediação de conflitos em suas unidades.

O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga parabenizou os coordenadores e suas equipes pelo trabalho desenvolvido e pelo Cejusc ser um parceiro e um apoio às Varas do Trabalho. O ministro contou como a visão da Conciliação foi se alterando ao longo das décadas, sendo considerada por muitos anos como algo menor e não o que ela realmente é, qual seja "uma ciência de se resolver conflito de maneira harmônica, propugnando numa coisa chamada consenso e harmonia e paz social, que é o objetivo da conciliação; é reduzir o trauma e, naturalmente com isso, retirar a conflituosidade", pontuou o ministro. 

"Aos poucos, começamos a perceber que tínhamos de voltar ao princípio, ao lugar nosso de origem: desenvolver de forma mais simples a questão colocada entre nós, que é possibilitar a harmonia", observou o corregedor-geral da JT referindo-se ao retorno à essência do Processo Trabalhista, concreto e efetivo. 

O ministro Aloysio finalizou a reunião dizendo "Nós estamos esclarecidos e empolgados com a atividade do Cejusc no Mato Grosso do Sul".