Notícias

Dissídio coletivo de indústria de alimentos termina em acordo no TRT/MS

Foto do momento em que o dissídio ocorreu.

O Tribunal Pleno do TRT da 24ª Região homologou hoje (14) o acordo do dissídio coletivo entre o SINDIMASSA e a indústria de alimentos Dallas, fechado na última segunda-feira (11) pelo presidente do TRT/MS, desembargador André Oliveira. O dissídio contempla cerca de 450 trabalhadores da unidade, localizada em Nova Alvorada do Sul.

Foram realizadas duas audiências de conciliação em fase processual e mais quatro antes do ajuizamento da ação até que as partes chegassem a um consenso. Ficou estabelecido que a empresa concederá um reajuste de 11% sobre os salários, de forma gradual até setembro, e imediatamente de 8% na cesta básica. A cláusula que vedava o banco de horas individual foi retirada e as demais ficaram inalteradas até a próxima data-base, em abril de 2023.

O presidente do TRT parabenizou as partes pelo acordo e a atuação do MPT na condução das negociações. "Nós tivemos um grande avanço para atender uma expectativa dos próprios funcionários que nos procuram que é a questão da compensação via banco de horas sob contratos individuais de trabalho", afirmou o advogado da empresa Marcelo Marques Miranda.

O advogado do Sindicato Intermunicipal dos Empregados Vinculados nas Indústrias de Fabricação de Massa Alimentícias, Biscoitos, Macarrão, Panificação, Confeitaria, Laticinios, Frigorificos Abatedores de Bovinos, Suínos, Levinos, Aves, Carnes e Produtos Derivados do Estado de MS, Rubylan Lima Oliveira, disse que as negociações estavam difíceis e que a atuação da Justiça do Trabalho foi fundamental para resolver o impasse. "O desembargador André e a procuradora Cândice conduziram muito bem a negociação coletiva. A gente sai daqui com a sensação de dever cumprido."

Foto dos participantes do dicídio.