Notícias

TRT/MS lança 1º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas

Foto do lançamento do torneio.
A iniciativa inédita faz parte do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem

 

Na última sexta-feira (5), o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul lançaram o 1º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas - 2022. A iniciativa inédita faz parte do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, que tem como objetivo incentivar a permanência na escola por meio do esporte e combater a exploração da mão-de-obra infantil.

O gestor regional do Programa, desembargador João de Deus, agradeceu a presença dos parceiros do projeto e disse que o  1º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas -2022 é uma semente. “Até agora, estamos realizando apenas com os recursos destinados do MPT e do Programa de Combate ao Trabalho Infantil. Mas eu já visitei cinco empresas, apresentando esse projeto, para que em 2023 ele seja tão exitoso quanto este torneio que será realizado agora”.

O coordenador dos Assuntos Indígenas de Campo Grande, Nerio Kadosh, lembrou de quando foram realizados os Jogos Abertos, com a participação de mais de mil atletas e que foi motivo de muita alegria para a comunidade. "E agora, este torneio será o primeiro de muitos que virão; e que outros somem a essa causa", concluiu.

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, pontuou a relevância do esporte como forma de trazer oportunidades e transformação na vida dos jovens. "Nós acreditamos muito na inclusão e na educação, e através de iniciativas como essa nós vamos trazer para os nossos jovens de 16 a 20 anos, não só a oportunidade de estar participando, mas também a oportunidade de transformação das suas vidas", ressaltou.

Segundo a juíza Déa Yule, também gestora regional do Programa, a consciência social que é despertada pelo esporte coletivo faz com que os jovens indígenas tracem o seu caminho profissional e retornem à aldeia para colocar o seu conhecimento a serviço da comunidade. ”O programa da Justiça do Trabalho busca, assim, nesse Tribunal Regional e com esse projeto, gerar um bem estar físico, mental e social a esses jovens e adolescentes, além de aproximá-los dos estudos e da aprendizagem”, observou.

Para a Procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho, Cândice Gabriela Arosio, ver a iniciativa do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo a Aprendizagem agregando a população indígena de Mato Grosso do Sul é um alento nos tempos de hoje. "Esses jovens indígenas precisam estar integrados também nessas experiências esportivas que o futebol certamente vai proporcionar", explicou.

1º Torneio

O 1º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas -2022  terá a participação de oito times de comunidades indígenas dos municípios de Campo Grande, Caarapó, Dourados, Amambai, Miranda, Aquidauana/Taunay, Sidrolândia/Dois Irmãos do Buriti.

Serão 160 atletas de 16 a 20 anos, que ficarão hospedados em um hotel em Campo Grande, durante o torneio, que será realizado nos dias 19, 20 e 21 de agosto, no Estádio Jacques da Luz, na Moreninha II, com entrada gratuita à população. Os vencedores ganharão troféus.