As gestoras regionais do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT/MS), juíza Hella de Fátima Maeda, do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, e juíza Déa Marisa Brandão Cubel Yule, do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, visitaram nesta quinta-feira um local em Campo Grande onde funcionam três cooperativas e uma associação de material reciclável, que juntas reúnem cerca de 120 trabalhadores.
Durante a visita, as magistradas conheceram os espaços de trabalho, promoveram uma palestra e participaram de uma roda de escuta ativa com os cooperados.
A juíza do TRT/MS, Hella de Fátima Maeda abordou temas relacionados ao Programa Trabalho Seguro, destacando os riscos associados à atividade de reciclagem, como a exposição a agentes físicos e biológicos. Ela também enfatizou a importância do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores.
Já a juíza do TRT/MS, Déa Marisa Brandão Cubel Yule destacou a relevância dos profissionais da reciclagem para a sociedade, ressaltando sua contribuição para um meio ambiente mais sustentável. Além disso, ela alertou sobre o problema do trabalho infantil, abordando a necessidade de proteger crianças e adolescentes e garantir condições dignas de trabalho para as famílias.