Notícias

Ministro do TST inicia correição ordinária no TRT/MS

Foto do Corregedor-geral da Justiça do Trabalho, Ministro Aloysio Corrêa da Veiga
Corregedor-geral da Justiça do Trabalho, Ministro Aloysio Corrêa da Veiga

 

O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, iniciou a correição ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (MS), nesta segunda-feira (24). Por conta da pandemia de Covid-19, a correição está sendo realizada em formato totalmente telepresencial.

Pela manhã, o ministro e a equipe da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (CGJT) participaram de reunião virtual com o presidente, diretores e secretários do TRT/MS.O desembargador Amaury Rodrigues Pinto Junior deu as boas-vindas à equipe e lamentou não poder realizar os trabalhos de forma presencial.

Já na fala de abertura, o ministro destacou que a Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul é reconhecida por sua história e compromisso com a jurisdição e que as atividades desempenhadas pela Corte ganham ainda mais importância no cenário pandêmico atual.

"Nós estamos juntos nessa missão de, nesse momento tão extraordinário e tormentoso, de poder naturalmente atuar até mesmo para reduzir uma defasagem nas próprias dívidas das pessoas em que a jurisdição trabalhista tem um caráter alimentar da pretensão, ela tem uma necessidade de uma atuação sobretudo contemporânea, até para evitar uma dano maior", afirmou Aloysio Corrêa da Veiga, lembrando das quase 450 mil mortes pela doença e a responsabilidade de magistrados e servidores atuarem para minimizar os impactos da crise econômica e social.

Captura de tela da reunião virtual de correição ordinária

 

Alinhamento

Em outra reunião, realizada com todos os desembargadores, o ministro afirmou que o tribunal está organizado, com algumas questões pontuais a serem trabalhadas, como destinar uma atenção especial ao número de processos no 1º grau de jurisdição e às audiências.

O ministro reforçou a relevância da participação dos magistrados nas formações continuadas e capacitações da Escola Judicial. "A necessidade desse compartilhamento e dessa formação permanente, que é uma forma de aprendizado, sem dúvida nenhuma, e é o meio que o juiz tem de ter conhecimento e de como ele vai atuar na jurisdição".

Captura de tela da reunião virtual de correição ordinária

 

Atividades

Com o objetivo de promover a fiscalização e a orientação administrativa do tribunal, dos magistrados e serviços judiciários, a correição segue até sexta-feira (28/5). Durante a semana, a corregedoria se reúne com desembargadores, diretores, secretários e juízes, além de uma reunião com a equipe do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputa (Cejusc). 

Na sexta-feira (28), às 9 horas (horário de Mato Grosso do Sul), o ministro Aloysio Corrêa da Veiga e sua equipe apresentam a ata dos resultados do trabalho realizado na semana.A sessão de encerramento será transmitida, ao vivo, pelo canal do YouTube do TRT/MS (clique aqui para acessar).

Imprensa

O corregedor-geral ficará à disposição da imprensa para eventuais entrevistas. Os veículos interessados podem entrar em contato com o Núcleo de Comunicação Social do TRT/MS pelo e-mail imprensa@trt24.jus.brou pelo telefone 3316-1795.